ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TV

Autores

  • Iara Vieira Guimarães Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Tv, Professor, Educação, Cultura de massa

Resumo

O trabalho analisa como a televisão está presente no ensino de Geografia tomando como referência a leitura de um grupo de professores que atua no ensino fundamental. Procura-se desvendar como esses professores vêem a TV no contexto atual e de que forma esse veículo está presente em suas vidas e em seu trabalho. A análise focaliza assim, o professor, sua prática, interpretações, suas posturas e dilemas. A pesquisa realizada demonstrou que os professores de Geografia entendem que as imagens cumprem uma função importante como distribuidoras de informações impossíveis de serem conhecidas diretamente e que o estudo de lugares e realidades distantes pode ser bastante enriquecido através da utilização desse meio de comunicação de massa. Para os docentes, se a Geografia se limitar a apresentar às crianças e jovens apenas o mundo dos livros, desprezando outras fontes de informação, os limites se constituirão não somente com relação à motivação dos alunos, mas também com relação a sua aprendizagem, a sua possibilidade de conhecer e entender o mundo. A partir dessa constatação, abordamos a forma como a televisão está sendo inserida no trabalho pedagógico do professor de Geografia, utilizando a sua própria leitura sobre a questão, o que propiciou o esclarecimento de como fica o ensino de Geografia diante da multiplicidade das informações e imagens veiculadas pela cultura de massa. 

Downloads

Publicado

2017-05-22

Como Citar

Guimarães, I. V. (2017). ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TV. Boletim Paulista De Geografia, (79), 23–48. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/819

Edição

Seção

Artigos