ENSINO DE GEOGRAFIA, PROFESSORES E A RELAÇÃO ESCOLA/ TV
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Tv, Professor, Educação, Cultura de massaResumo
O trabalho analisa como a televisão está presente no ensino de Geografia tomando como referência a leitura de um grupo de professores que atua no ensino fundamental. Procura-se desvendar como esses professores vêem a TV no contexto atual e de que forma esse veículo está presente em suas vidas e em seu trabalho. A análise focaliza assim, o professor, sua prática, interpretações, suas posturas e dilemas. A pesquisa realizada demonstrou que os professores de Geografia entendem que as imagens cumprem uma função importante como distribuidoras de informações impossíveis de serem conhecidas diretamente e que o estudo de lugares e realidades distantes pode ser bastante enriquecido através da utilização desse meio de comunicação de massa. Para os docentes, se a Geografia se limitar a apresentar às crianças e jovens apenas o mundo dos livros, desprezando outras fontes de informação, os limites se constituirão não somente com relação à motivação dos alunos, mas também com relação a sua aprendizagem, a sua possibilidade de conhecer e entender o mundo. A partir dessa constatação, abordamos a forma como a televisão está sendo inserida no trabalho pedagógico do professor de Geografia, utilizando a sua própria leitura sobre a questão, o que propiciou o esclarecimento de como fica o ensino de Geografia diante da multiplicidade das informações e imagens veiculadas pela cultura de massa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.