DAS REFORMAS CURRICULARES ÀS PRÁTICAS EM SALA DE AULA: O CASO DAS ACTIVIDADES LABORATORIAIS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS

Autores

  • Laurinda Leite Universidade do Minho, Braga
  • Luís Dourado Universidade do Minho, Braga

Palavras-chave:

Reorganização curricular, ensino básico, actividades laboratoriais, professores de ciências, representações de práticas.

Resumo

As reformas e reorganizações curriculares realizadas em Portugal ao longo dos últimos 30 anos têm tido repercussões nas disciplinas de ciências, designadamente no que respeita à componente laboratorial. Com a Reorganização Curricular do Ensino Básico (RCEB), iniciada em 2001, esta componente tornou-se obrigatória e a duração dos tempos lectivos foi alargada, entre outros, para facilitar a realização de actividades laboratoriais. Neste artigo comparam-se as representações de 298 professores de ciências do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico relativas às práticas de implementação de actividades laboratoriais, antes e após a RCEB. Ao contrário do que seria de esperar, a RCEB não parece ter conduzido a alterações relevantes nas representações que os professores têm das suas próprias práticas. 

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Publicado

2017-05-02

Como Citar

Leite, L., & Dourado, L. (2017). DAS REFORMAS CURRICULARES ÀS PRÁTICAS EM SALA DE AULA: O CASO DAS ACTIVIDADES LABORATORIAIS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS. Boletim Paulista De Geografia, (86), 95–122. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/718

Edição

Seção

Artigos