ENSINO DE CARTOGRAFIA PARA POPULAÇÕES MINORITÁRIAS

Autores

  • Regina Araujo de Almeida Geografia - FFLCH - USP

Palavras-chave:

cartografia tátil, etnocartografia, linguagem gráfica e necessidades especiais, mapas temáticos para minorias.

Resumo

O trabalho destaca a relevância de uma cartografia temática voltada a populações minoritárias e apresenta os resultados de pesquisa sobre cartografia tátil para usuários com deficiência visual. Design, produção e uso do mapa tátil foram discutidos, juntamente com os resultados aplicados a outras populações minoritárias, tais como os indígenas do estado do Acre que utilizam mapas de outras formas e por razões diferentes. Denominada etnocartografia, ela é essencial para este grupo de usuários que depende dos mapas para defender suas terras, realizar a gestão ambiental de seus territórios, visualizar seu espaço. Este grupo usa mapas convencionais e digitais para representar seus mundos – físico, material, social, cultural, espiritual. Novos recursos são discutidos, em particular mapas multissensoriais e multiculturais, assim como a importância da educação cartográfica.

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Publicado

2017-04-28

Como Citar

Almeida, R. A. de. (2017). ENSINO DE CARTOGRAFIA PARA POPULAÇÕES MINORITÁRIAS. Boletim Paulista De Geografia, (87), 111–130. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/698

Edição

Seção

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