Avaliação da percepção climática de homens e mulheres e do conforto térmico em Santa Maria – RS
Palavras-chave:
Conforto térmico, percepção climática, sensação térmica.Resumo
Buscou-se por meio da análise de dados climáticos obtidos em campo, avaliar a percepção climática de homens e mulheres em Santa Maria-RS. Para tanto, fez-se o uso de dados meteorológicos primários, a partir da instalação de uma estação meteorológica móvel no centro da cidade, bem como de dados meteorológicos provenientes da Estação Meteorológica de Santa Maria (INMET). Também foram executadas entrevistas com a população local, com a finalidade de obter as respostas perceptivas dos pedestres que circulavam no ambiente urbano. Verificaram-se diferenças entre as respostas de percepção climática de homens e mulheres, tendo as mulheres apresentado maior desconforto do que os homens. Observou-se, também, um padrão de relação direta entre os votos de percepção climática, tanto de homens quanto de mulheres, em relação ao resultado dos índices de conforto térmico humano para o período estudado.Downloads
Publicado
2017-03-13
Como Citar
Gobo, J. P. A., Borges, D. C., Baratto, J., Silveira, T. S., Onça, D. de S., Faria, M. R., & Galvani, E. (2017). Avaliação da percepção climática de homens e mulheres e do conforto térmico em Santa Maria – RS. Boletim Paulista De Geografia, (96), 31–50. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/664
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).