Teaching blackout? Another reading of the hype.

Authors

  • Rodrigo Coutinho Andrade DEGEO-IM/UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.61636/bpg.v1i114.3893

Keywords:

Apagão Docente, Precarização docente, Educação Básica, Trabalho docente

Abstract

Ao longo dos últimos anos a tese acerca do apagão docente tem tomado relativa centralidade no debate sobre o futuro da educação brasileira considerando a retração das matrículas-ingressantes-concluintes nos cursos de licenciatura, indissociável do inegável processo de intensificação da precariedade material-objetiva e imaterial-subjetiva dos professores-as em nosso país. Porém, nos últimos três anos observamos uma contratendência em alguns fatores da totalidade escolar, envolvendo a dinâmica das matrículas da Educação Básica, a ampliação do ingressantes nos cursos superiores acima discriminado, e no acréscimo quantitativo de docentes no nível de ensino básico de forma total e com a formação adequada. Neste sentido, tomamos como problema da pesquisa a leitura fenomênica do “apagão” docente diante das mutações da gestão dos sistemas de ensino da Educação Básica, incidindo com dado afinco sobre a relação entre as vicissitudes em curso mencionadas acima, as formas de contratação, e a reificação do gerencialismo como premissa totalizante, objetivando expor elementos contraditórios à tal tese por meio dos fatores elencados. Trata-se de uma pesquisa básica, de cunho explicativo, ancorada no exame bibliográfico-documental e em dados estatísticos de diferentes órgãos institucionais e da sociedade civil. Como resultado prévio, podemos indicar que está ocorrendo a ascensão das matrículas-ingressantes-egressos nos cursos de licenciatura ao longo dos últimos três anos com destaque para a Educação a Distância, a ampliação do corpo docente em tempos de subtração das matrículas na Educação Básica, e dado “bloqueio” na-para-a entrada de jovens professores-as nos sistemas públicos de ensino mesmo em um cenário precário.

Author Biography

Rodrigo Coutinho Andrade, DEGEO-IM/UFRRJ

Doutor em Educação pelo PPGEduc-UFRRJ; Professor Adjunto do Departamento de Geografia do IM-UFRRJ; Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FFP/UERJ; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ; Membro do GTPS-UFRRJ; Membro do GT de Ensino da AGB-Niterói; Vice-coordenador do CEGEd-UFRRJ.

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Published

2025-10-31

How to Cite

Andrade, R. C. (2025). Teaching blackout? Another reading of the hype. Boletim Paulista De Geografia, 1(114), 191–217. https://doi.org/10.61636/bpg.v1i114.3893

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Artigos