Teaching blackout? Another reading of the hype.
DOI:
https://doi.org/10.61636/bpg.v1i114.3893Keywords:
Apagão Docente, Precarização docente, Educação Básica, Trabalho docenteAbstract
Ao longo dos últimos anos a tese acerca do apagão docente tem tomado relativa centralidade no debate sobre o futuro da educação brasileira considerando a retração das matrículas-ingressantes-concluintes nos cursos de licenciatura, indissociável do inegável processo de intensificação da precariedade material-objetiva e imaterial-subjetiva dos professores-as em nosso país. Porém, nos últimos três anos observamos uma contratendência em alguns fatores da totalidade escolar, envolvendo a dinâmica das matrículas da Educação Básica, a ampliação do ingressantes nos cursos superiores acima discriminado, e no acréscimo quantitativo de docentes no nível de ensino básico de forma total e com a formação adequada. Neste sentido, tomamos como problema da pesquisa a leitura fenomênica do “apagão” docente diante das mutações da gestão dos sistemas de ensino da Educação Básica, incidindo com dado afinco sobre a relação entre as vicissitudes em curso mencionadas acima, as formas de contratação, e a reificação do gerencialismo como premissa totalizante, objetivando expor elementos contraditórios à tal tese por meio dos fatores elencados. Trata-se de uma pesquisa básica, de cunho explicativo, ancorada no exame bibliográfico-documental e em dados estatísticos de diferentes órgãos institucionais e da sociedade civil. Como resultado prévio, podemos indicar que está ocorrendo a ascensão das matrículas-ingressantes-egressos nos cursos de licenciatura ao longo dos últimos três anos com destaque para a Educação a Distância, a ampliação do corpo docente em tempos de subtração das matrículas na Educação Básica, e dado “bloqueio” na-para-a entrada de jovens professores-as nos sistemas públicos de ensino mesmo em um cenário precário.
References
ANDRADE, Rodrigo Coutinho. Considerações acerca da BNC-Formação e as novas morfologias do trabalho: o professor de novo tipo. Terra Livre, v. 1, n. 60, 2023.
ANTUNES, Ricardo. O trabalho e seus sentidos. Revista Debate & Sociedade, v. 1, n. 1, 2008.
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 2011.
ANTUNES, Ricardo. Qual é o futuro do trabalho na Era Digital?.Laborare, v. 3, n. 4, p. 6-14, 2020.
BRASIL. Presidência da República. Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc103.htm>. Acesso em: 11 de mai. de 2025.
CHAVES, Svendla. Apagão docente. Ensino Superior, v. 16, n. 184, 2014.
COSTA, Igor Andrade da; SOUZA, José dos Santos. A escola enxuta e flexível do precariado: considerações acerca da liofilização administrativa na rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro. Atos de Pesquisa em Educação, v. 18, 2023.
DIEESE. Com ensino superior, mas sem trabalho na área. São Paulo: DIEESE, 2019. Disponível em: <https://www.dieese.org.br/boletimempregoempauta/2019/boletimEmpregoEmPauta13.html>. Acesso em: 02 de jun. de 2025.
DIEESE. Aumenta ocupação de pessoas com ensino superior, mas em trabalhos não típicos para essa escolaridade. São Paulo: DIEESE, 2023. Disponível em: <https://www.dieese.or g.br/boletimempregoe mpauta/2023/boletimEmpregoemPauta26.html>. Acesso em: 02 de jun. de 2025.
GAULEJAC, Vincent de. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2007.
INEP. Nota técnica Nº 020/2014. Brasília, DF: INEP, 2014a. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2014/docente_ formacao_legal/nota_tecnica_indicador_docente_formacao_legal.pdf>. Acesso em: 29 de mai. de 2025.
INEP. Censo do Ensino Superior – 2023. Brasília, DF: INEP, 2024a. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-edu cacao-superior/resultados>. Acesso em: 12 de mai. de 2025.
INEP. Sinopse Estatística da Educação Superior – 2023. Brasília, DF: INEP, 2024b. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-s uperior>. Acesso em: 12 de mai. de 2025.
INEP. Resumo Técnico do Censo da Educação Superior – 2023. DF: INEP, 2024c. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2023/resumo_tec nico_do_censo_da_educacao_superior_2023.pdf>. Acesso em: 12 de mai. de 2025.
INEP. Censo Escolar – 2024. DF: INEP, 2025. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados>. Acesso em: 12 de mai. de 2025.
MATTOS, Valéria de Bettio. Pós-graduação em tempos de precarização do trabalho: alongamento da escolaridade e alternativa ao desemprego. São Paulo: Xamã, 2011.
MORICONI, Gabriela Miranda; GIMENES, Nelson Antonio Simão; LEME, Luciana França. Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: uma análise comparativa entre Brasil, Estados Unidos, França e Japão Ribeirão Preto, SP: D3E, 2021.
Rio de Janeiro. Secretaria Estadual de Educação. Novo Ensino Médio – Plano de Implementação. Rio de Janeiro: SEEDUC-RJ, 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio-descontinuado/pdfs/PLIRJ.pdf>. Acesso em: 03 de mai. de 2025.
Rio de Janeiro. Subsecretaria de Serviços Compartilhados. Edital CVL/SUBSC Nº 39 de 06 de fevereiro de 2020. Rio de Janeiro: SSC-RJ, 2020. Disponível em: <https://www.rio.rj. gov.br/dlstatic/10112/9653316/4269925/EDITAL_39_ResultadoFinal_PEFANOSINICIAIS1.pdf>. Acesso em: 29 de mai. de 2025.
Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Educação. Edital SME Nº 12, de fevereiro de 2024. Rio de Janeiro: SME-RJ, 2024. Disponível em: <https://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/1597 8624/4389931/EDITAL12DE05DEFEVEREIRODE2024787vagas.pdf>. Acesso em: 29 de mai. de 2025.
SEMESP. Risco de “apagão” de professores no Brasil. São Paulo: SEMESP, 2022. Disponível em: <https://www.semesp.org.br/pesquisas/risco-de-apagao-de-professores-no-brasil/>. Acesso em: 12 de abr. de 2025.
SCHUHARDT, Oscar Luiz; ZORZANELO, Camila Mosoli; PEREIRA, Alana da Silva; MARCHETTO, Maria Julia Soares; CHAGAS, Priscilla Borgonhoni. A evasão no Ensino Superior brasileiro na percepção dos alunos evadidos: motivos e fatores apontados nos estudos entre os anos de 2014 e 2022. In: IV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Administração da UEM. Anais eletrônicos.Marigá, Pr: IV SimPPA, 2024, p. 1-18.
SOUZA, José dos Santos. A EJA no contexto das políticas públicas de inclusão de jovens no mercado de trabalho. In: SOUZA, José dos Santos; SALES, Sandra Regina (Orgs.). Educação de Jovens e Adultos: políticas e práticas educativas. Rio de Janeiro: Nau Editora; EDUR, 2011.
VENCO, Selma. Uberização do trabalho: um fenômeno de tipo novo entre os docentes de São Paulo, Brasil?. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, n. 1, 2019.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Rodrigo Coutinho Andrade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.


