O PCN de Geografia: da reestruturação produtiva à fenomenologia
Resumo
Um novo paradigma produtivo na economia do sistema do capital constitui--se hoje no que se passou a chamar de reestruturação produtiva desse sistema. Tal processo necessita um “novo” trabalhador mais adaptado, apto, e multifuncional para essa nova forma de produzir e onde a constituição desse trabalhador tenha nas competências cognitivas de atributos individuais sua relação com o mundo do traba-lho. A “formação” desse novo trabalhador encontra na escolarização (na escola) e no currículo uma importância grande, visto que a primeira é o lócus privilegiado de formação e o segundo uma espécie de roteiro por onde passa essa formação. No caso do currículo, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN de Geografia (um currículo oficial) propõe uma abordagem fenomenológica para a disciplina, o que a aproxima nesse universo da reestruturação produtiva.Downloads
Publicado
2015-08-16
Como Citar
Soares, M. (2015). O PCN de Geografia: da reestruturação produtiva à fenomenologia. Boletim Paulista De Geografia, (93), 147–158. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/334
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).