Usos do território brasileiro no século XXI: notas para a análise dos investimentos na construção naval
Resumo
Os projetos e ações estatais e privados em curso no Brasil desde o final do século XX ativaram o território e diversos setores da sociedade brasileira. Entre os diferentes setores considerados estratégicos e incentivados está a construção naval, sobretudo aquela vinculada às possibilidades do setor de petróleo e gás. As ações combinadas interna e externamente objetivam a autossuficiência energética e a pro-dução de diferentes equipamentos navais. O artigo analisa algumas das transforma-ções em curso com a organização de áreas de construção naval em diversos pontos do território brasileiro e as possibilidades abertas pela capacidade de movimentar volumosos investimentos e mobilizar diferentes setores sociais.Downloads
Publicado
2015-08-16
Como Citar
Martins, C. A. A. (2015). Usos do território brasileiro no século XXI: notas para a análise dos investimentos na construção naval. Boletim Paulista De Geografia, (93), 83–113. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/331
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).