Uma análise sobre a questão dos aglomerados subnormais em São José do Rio Preto/SP
Palavras-chave:
São José do Rio Preto, Desigualdades, FavelasResumo
Fazendo parte há mais de um século nas cidades, os aglomerados subnormais (popularmente chamados de favelas) representam as últimas opções para quem não tem condições de arcar com os custos de uma moradia. São frequentemente localizados em áreas marcadas pela precariedade e construídos com vários tipos de materiais. O objetivo deste artigo é analisar a questão destes aglomerados em São José do Rio Preto, cidade localizada na região noroeste do estado de São Paulo e que já lida com esses problemas desde meados da década de 1960. Apesar das administrações municipais colocarem em prática programas para remoção destas favelas, elas sempre ressurgem em outros pontos da cidade. Como procedimentos metodológicos, realizamos consultas a trabalhos acadêmicos, trabalho de campo e entrevistas com a ex-Secretária da Habitação, com um vereador local e com o coordenador da única favela remanescente na cidade.
Referências
RODRIGUES, A. M. Desigualdades socioespaciais – a luta pelo direito à cidade. Revista Cidades. Presidente Prudente, v. 4, nº 6, p. 73-88, 2007.
_______. Políticas públicas no espaço. Revista Cidades. Presidente Prudente, v. 13, nº 22, p. 41-71, 2016.
_______. Moradia nas cidades brasileiras. São Paulo: Contexto, 2017.
SANTOS, A. C. dos. Mudanças e permanências na política urbana e o seu papel na produção do espaço urbano desigual: estudo de São José do Rio Preto-SP. Campinas, 2013. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Campinas.
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Conjuntura Econômica – 1988. Disponível em: <https://www.riopreto.sp.gov.br/planejamento/> Acesso em: 04 jan. 2021.
_______. Conjuntura Econômica – 2001. Disponível em: <https://www.riopreto.sp.gov.br/planejamento/> Acesso em: 04 jan. 2021.
SARAIVA, C.; MARQUES, E. Favelas e periferias nos anos 2000. In: KOWARICK, L.; MARQUES, E. (orgs.). São Paulo: novos percursos e atores. São Paulo: Editora 34; Centro de Estudos da Metrópole, 2011.
SINGER, P. O uso do solo urbano na economia capitalista. In: MARICATO, E. (org.). A produção capitalista da casa (e da cidade) no Brasil industrial. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1982.
SOUZA, M. L. de. Mudar a cidade: uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
STEINBERGER, M.; BRUNA, G. C. Cidades médias: elos do urbano-regional e do público-privado. In: ANDRADE, T. A.; SERRA, R. V. (orgs.). Cidades médias brasileiras. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2001.
VASCONCELOS, L. A. T. Desenvolvimento econômico e urbanização nas regiões administrativas de São José do Rio Preto e de Araçatuba. Campinas, 1992. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Estadual de Campinas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.