ESPAÇO, REPRODUÇÃO SOCIAL E PRODUÇÃO DO COMUM

Autores

  • Gilberto Cunha Franca UFSCar

Palavras-chave:

Espaço, reprodução social, trabalho, conhecimento, comum

Resumo

Jovens, mulheres e, principalmente, populações marginalizadas têm desafiado as políticas neoliberais de privatização e fechamento de espaços públicos e comuns, muitas vezes, por meio da ocupação e gestão coletiva destes espaços. Elas manifestam-se especialmente contra as investidas do capital sobre a vida social cotidiana, que busca incessantemente lucro e renda. Para compreender a luta de classes em torno das formas vida, este artigo se propõe a discutir de uma perspectiva geográfica a maneira como o capital se estende sobre os espaços sociais de reprodução, familiares, educacionais, de saúde, etc. Para isto, retomo o conceito de espaço social, elaborado por Lefebvre para descrever o papel predominante da reprodução das relações sociais para a sobrevivência do capitalismo. Utilizo, entretanto, o conceito de espaço social em bases renovadas de produção e reprodução social, ou seja, em bases imateriais, externas, subjetivas, e por isso também mais aberta e comum, seguindo a elaboração de Hardt e Negri. Discuto, além disso, como as cidades e as metrópoles, enquanto meio de informação, comunicação e saber, tornam-se ao mesmo tempo repositórios e espaços do comum. Por isso, inclusive, a resistência e a ocupação dos espaços, públicos e privados, tem evoluído na maioria dos casos para a produção direta destes espaços comuns de vida coletiva, indo em muitos deles além da defesa do acesso e do direito à cidade.

Biografia do Autor

Gilberto Cunha Franca, UFSCar

Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades

Referências

BENGTSSON, J. Educação para a economia do conhecimento: novos desafios. In: Velloso, João Paulo do Reis (Org). O Brasil e a Economia do Conhecimento. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.

BHATTACHARYA, T. Introduction. In: BHATTACHARYA, Tithi. Social Reproduction Theory. Remapping class, Recentering Oppression. London: Pluto Press. 2017.

BRENNER, J. and LASLETT, B. Gender, Social Reproduction, and Women’s Self-Organization: Considering the US Welfare State. Gender & Society, v 5, no. 3, p. 314. 1991.

COSTA, A. e Garcia, R. Aglomeração produtiva e diversificação: um enfoque sobre os serviços de tecnologia da informação Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v.20, n.2, p. 325-343, Maio/Ago. 2018

FRANCA, G. O trabalho no espaço da fábrica. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

_______Urbanização e educação: da escola de bairro à escola de passagem. São Paulo, 2010. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo - USP, 2010.

_______Territorialidade da educação: as escolas públicas nas áreas centrais de São Paulo. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), v. 16, n.3, p. 110-123. 2012.

FEDERICI, S. Calibã e a bruxa. Mulheres, corpo e acumulação primitiva. Tradução: Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante: 2017.

_______. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. Tradução de Coletivo Sycorax — São Paulo: Elefante, 2019.

FERGUSON, S. “Capitalist Childhood, Anti-Capitalist Children: The Social Reproduction of Childhood,” unpublished paper, 2015.

FOUCAULT, M. O nascimento da biopolítica. curso dado no College de France: (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GIROTTO, E.; PASSOS, F.; CAMPOS, L.; OLIVEIRA, J. A geografia da reorganização escolar: uma análise espacial a partir da cidade de São Paulo. ETD- Educação Temática Digital, v.19 n. esp. p. 134-158 jan./mar. 2017

GORZ, A. L’immateriél. Paris: Galilée, 2003.

HARDT, M e NEGRI, A. Bem-estar comum. Rio de Janeiro: Record, 2016

_______. Assembly. A organização multitudinária do comum. São Paulo: Editora filosófica Politeia, 2018.

HARVEY, D. 17 contradições e o fim do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2016.

KATZ, C. Capitalismo vagabundo e a necessidade da reprodução social. Trad. Gilberto Cunha Franca e Valeria Fontes. Geousp – Espaço e Tempo (Online), v. 23, n. 2, p. 435-452, ago. 2019.

LEFEBVRE, H. A reprodução das relações sociais de produção. Porto: Publicação escorpião, 1973.

_______. The survival of capitalism. Reproduction of the Relations of Production. New York: St. Martin's Press, 1976.

_______. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

MARX, K. Capítulo VI inédito de O capital. Resultados do processo de produção imediata. São Paulo: Editora Moraes, s/d.

_______. Grundrisse. Manuscritos econômicos de 1857-1858. Esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.

_______. O capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. Tradução: Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013a.

_______. O capital: crítica da economia política: livro II: o processo de circulação do capital. Tradução: Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013b.

OLLMAN, B. Alienation. Cambridge: Cambridge University Press, 1977.

NEGRI, A. Quando e como li Foucault. Organizado e traduzido por Mario Marino. São Paulo, N-1 Edições, 2016.

RIBEIRO, M.; CAMPOS, A.; MEDEIROS, J. Escolas de Luta. São Paulo: Veneta, 2016.

ROLDOSKY, R. Gênese e estrutura de O capital de Karl Marx. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.

SANTOS, M. A natureza do espaço. Técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

STAVRIDES, S. Common Space. The city as commons. London: Zed Books, 2016.

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

Franca, G. C. (2020). ESPAÇO, REPRODUÇÃO SOCIAL E PRODUÇÃO DO COMUM. Boletim Paulista De Geografia, 1(102), 63–81. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1965