COMPLEXO DE ODISSEU: UMA GEOGRAFIA EXISTENCIAL DO DESLOCAR E DO PERTENCER

Autores

Palavras-chave:

Pensamento geográfico, Fenomenologia, Epistemologia, Homero.

Resumo

O presente trabalho traz uma perspectiva atenta sobre as relações entre o Espaço e a Existência, sendo encontrado em Odisseu, um personagem da literatura homérica, uma relevante ilustração do funcionamento dessa realização de dependência humana para com os lugares e sua necessidade de movimento entre eles. Assim, nota-se que Odisseu se molda por motivações que constroem o Ser-no-Mundo, formulando a condição do Ser-com, e o Mundo-no-Ser, produzindo a condição do Ser-em – temos aqui conceituações heideggerianas que estruturam a análise, adequando para o devido personagem arquétipo de um inconsciente coletivo. Essas proposições se mostram universais temporalmente e espacialmente, dado uma revisão histórica da relação do Homem e o Espaço, no caso do Odisseu – ao negar a passagem para a imortalidade e o afastamento das relações entre semelhantes –, explicitam essas características da existência geográfica, nos dando a perceber como síntese desta dialética a formulação de um Eu geográfico, imbuído em um sistema de movimentos, relativos ao Espaço, onde em Provações e Disputas produzidas em Lugares e entre Lugares impulsionam as máximas: o desejo de se deslocar e o desejo de pertencer; relações indissociáveis para com o viver meio as possibilidades espaciais. Essa união se auto produz e constrói a condição humana espacial que afirma a existência imersa em uma realidade geográfica a partir de um Complexo de Odisseu.

Biografia do Autor

Jahan Natanael Lopes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduando no bacharelado e licenciatura de Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), participa da Comissão de Eventos da Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB) na Sessão-Campinas e atua como professor de Geografia no Cursinho Popular Dandara dos Palmares e Cursinho Popular TRIU. Pesquisador do NOMEAR Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Geografia. Integrante do LAGERR, Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (FCA/Unicamp). Têm interesse em Pensamento geográfico, Filosofia matemática, Filosofia em árabe e História do pensamento geográfico.

Referências

AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes; 1997.

BAKHTIN , M. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 3ª ed. São Paulo: Hucitec, 1986.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa, Difel, 1989.

BUTTIMER, A. Campo de Movimiento y sentido del lugar. In: RAMÓN, M. D. G. (org.) Teoria y Método em la Geografia Anglosajona. Barcelona, Ariel, 1985.

CAPALBO, Creusa. Fenomenologia e ciências humanas. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2008.

CARLOS, A. F. A. O Lugar no/do Mundo. São Paulo. Hucitec, 1996.

CARUSO, Francisco. “Life and space dimensionality: a brief review of old and new entangled arguments”, Journal of Astrobiology & Outreach, v. 4 (2): a.n. 152, 2016.

CARUSO, Francisco; ARAÚJO, Roberto. O Espaço em Aristóteles: da bidimensionalidade do topos as seis diástases que definem os animais. Anais de Filosofia Clássica, Rio de Janeiro, v. 12, n. 24, p. 18-33. 2018.

CLARK, J. Pré-história da África austral. In: KI-ZERBO, J. História Geral da África I: metodologia e pré-história da África. 2. ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010. v. 1, cap. 20, p. 551-589.

CRITELLI, Dulce. Analítica do sentido: uma aproximação e interpretação do real de orientação fenomenológica. 2. ed. São Paulo: Editora brasiliense, 2006.

DARDEL, Éric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: ed. Perspectiva, 2011.

EINSTEIN, Albert. A Teoria da Relatividade. Porto Alegre: L&PM Pocket, v. 1186. 2015.

FIKER, Raul. Do mito original ao mito ideológico: alguns percursos. Trans/Form/Ação, São Paulo, v. 7, p. 9-19. 1984.

FURTADO, José Luiz. Fenomenologia e crise da arquitetura. 2005. Artigo (Professor do Departamento de Filosofia) - Universidade Federal de ouro Preto, Belo Horizonte, 2005.

GEORGEN, Pedro. De Homero e Hesíodo ou das origens da filosofia e da educação. Pro-Posições, Campinas, v. 17, n. 3, p. 181-198, set./dez. 2006.

HEIDEGGER, M. Seminários de Zollikon. São Paulo: EDUC; Petrópolis: Vozes. 2001. (Originalmente publicado em 1987).

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: São Francisco, 2006. (Originalmente publicado em 1927).

HERÓDOTO. Historias Libros I-II. Traducción y notas de Carlos Schrader. Madrid: Editorial Gredos, 1992.

HOMERO. Odisseia. Tradução: Christian Wener. São Paulo: Cosacnaify, 2014.

HUSSERL, E. Leçons pour une phénoménologie de la conscience intime du temps. Trad. Henri Dussort. Paris, Presses Universitaires de France, 1964.

JUNG, C. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. 2. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

KANT, I. Crítica da Razão Pura. Trad. Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 6. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

LA BLACHE, Paul Vidal de. Princípios de Geografia Humana. 2ª ed. rev. Lisboa (Portugal): Edições Cosmos, 1954 (1ª ed. 1921).

LATEINER, D. Proxemic and chronemic in homeric epic: time and space in Heroic social interaction. The Classical World, v. 98, n. 4, p. 413-421, 2005.

MARX, K. O Capital - Livro I – crítica da economia política: O processo de produção do capital. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.

PASCAL, Blaise. O Espírito Geométrico. São Paulo: Editora Escala, 2006.

PELUSO, Marília. O potencial das representações sociais para a compreensão interdisciplinar da realidade: Geografia e Psicologia Ambiental. Estud. Psicol. Natal. Vol.8, n.2, pp.321-327. 2003.

SANTOS, M. A natureza do espaço – Técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 2008.

SANTOS, M. Por uma geografia cidadã: por uma epistemologia da existência. Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, v. 21, n. 1, ago. 1996. 7, p. 7-14.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Diferença e identidade: o currículo multiculturalista. In: ______. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autentica, 2007. p. 85-90

SORRE, M. Recontres de la géographie et de la sociologie. Paris: Librairie Marcel Rivière et Cie.,1968.

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

Lopes, J. N. (2020). COMPLEXO DE ODISSEU: UMA GEOGRAFIA EXISTENCIAL DO DESLOCAR E DO PERTENCER. Boletim Paulista De Geografia, 1(102), 48–62. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1963