A COMPOSIÇÃO TEÓRICO-CONCEITUAL DO COTIDIANO NOS PCNS E BNCC DE GEOGRAFIA: DA PALAVRA AO CONCEITO GEOGRÁFICO

Autores

Palavras-chave:

Cotidiano, PCNs de Geografia, BNCC de Geografia, Conceito Geográfico.

Resumo

Neste artigo buscamos realizar uma investigação sobre a composição teórico-conceitual do cotidiano dentro do escopo da Geografia dos PCNs e da BNCC. A análise desses documentos foi situada nos seus respectivos momentos históricos, levando em conta como estava se dando o estudo do conceito de cotidiano na geografia brasileira. Nesse sentido, tivemos como objetivo identificar e conceituar a multiplicidade teórico-metodológica de como o cotidiano é trabalhado em tais documentos. Em seguida, colocamos em movimento teórico e prático as formas-conteúdos do cotidiano (palavra, conhecimento cotidiano, abordagem, categoria e conceito) tendo em vista proporcionar aos geógrafos e geógrafas uma proposição metodológica que atravesse diferentes níveis de ensino-aprendizagem em geografia.

Biografia do Autor

Mikael Rodrigues Araujo, Universidade de São Paulo - USP

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhando na linha Teoria e Método em Geografia com ênfase nos conceitos geográficos. Desenvolvendo pesquisas ligadas ao Ensino de Geografia, à Geografia Urbana e à Educação à Distância. Participa do grupo de estudo do Laboratório de Geografia Urbana (LABUR). Graduado em Licenciatura plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Referências

ANDREIS, A. M. Cotidiano: uma categoria geográfica para ensinar e aprender na escola. 2014. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí e Santa Rosa), Programa de Pós-Educação em Educação nas Ciências, Ijuí-Rio Grande do Sul, 2014.

______. ANDREIS, A. M. O individual e o coletivo: o lugar e o cotidiano num diálogo com as Políticas Públicas na Educação. In: SACRAMENTO, A. C. R. Ensino de geografia: produção do espaço e processos formativos. Rio de Janeiro: Consequência, 2015, p. 65-82.

AUTOR (2019). Do conhecimento cotidiano ao cotidiano enquanto conceito geográfico: uma investigação dos Boletins Gaúcho e Goiano de Geografia. XIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, São Paulo – SP, 2 a 6 de Setembro de 2019.

BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular. 2018.

BRASIL. M. da E. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais do terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental. MEC/SEF, Brasília, 1998.

CARLOS, A. F. A. (Org.). A geografia em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.

CASTROGIOVANNI, A. C (Org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 1999.

CAVALCANTI, L. A Geografia Escolar e a Cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008.

______. A construção de conceitos geográficos no ensino: uma análise de conhecimentos geográficos em alunos de quinta e sesta séries do ensino fundamental. 1996. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

______. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 185-207, maio/ago. 2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 31 fev. 2020.

______. Para onde estão indo as investigações sobre ensino de Geografia no Brasil? Um olhar sobre elementos da pesquisa e do lugar que ela ocupa nesse campo. Boletim Goiano Geografia (Online), Goiânia, v. 36, n. 3, p. 399-419, set./dez. 2016. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=337148745002>. Acesso em: 31 fev. 2020.

DAMIANI, A. D.; CARLOS, A. F. A. Um caminho para pensar o currículo de geografia. In: CARLOS, A. F. A.; OLIVEIRA, A. U. de. Reforma no mundo da educação: parâmetros curriculares e geografia. São Paulo: Contexto, 1999. 93p

DAMIANI, A. L. O lugar e a produção do cotidiano. In: CARLOS, A. F. (Org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. 161p

LEFEBVRE, H. La presencia y la ausencia: contribuición a la teoria de las representaciones. México: Fondo de Cultura Econômica, 1983.

LEFEBVRE, H.; RÉGULIER, C. Le projet rythmanalytique. In: Communications, 41, 1985. L'espace perdu et le temps retrouvé. p.191-192.

SCARLATO, F. C. População e urbanização brasileira. In: ROSS, J. L. R. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1996, p. 381-464.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

Araujo, M. R. (2020). A COMPOSIÇÃO TEÓRICO-CONCEITUAL DO COTIDIANO NOS PCNS E BNCC DE GEOGRAFIA: DA PALAVRA AO CONCEITO GEOGRÁFICO. Boletim Paulista De Geografia, 1(103), 1–21. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1952