Cartografia Escolar e Estratégias de Ensino e de Aprendizagem na Infância: um estudo a partir dos artigos da IX Edição do Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares

Autores

  • Liz Cristiane Dias Departamento de Geografia Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Estratégias de Ensino, estratégias de aprendizagem, educação infantil, anos iniciais, cartografia, pensamento espacial.

Resumo

O cartografar é um processo intrínseco do ser criança e descobrir o mundo a partir das relações sociais, do ambiente, de seus signos e significantes; contudo, esse processo necessita ser potencializado no decorrer da infância para que ocorra o desenvolvimento das relações espaço-temporais fundamentais para o desenvolvimento do pensamento espacial. Nesse sentido, este artigo pretende discorrer sobre a necessidade de valorização das estratégias de ensino como propulsoras da aprendizagem no ensino de Geografia, da Cartografia e da aquisição do Pensamento Espacial, tendo como recorte a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, pontuar as principais estratégias de ensino utilizadas por professores e pesquisadores no ensino da cartografia na infância, e as estratégias de aprendizagem desencadeadas por elas. Para o recorte metodológico, utilizou-se a revisão de literatura nos Anais da IX Edição do Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares – 20 anos do Colóquio: percursos e perspectivas da Cartografia para Crianças e Escolares; realizado em Goiânia no ano de 2016. Foram definidos como critérios de busca dos artigos, aqueles que, por sua vez, desenvolveram práticas na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Após a análise dos artigos percebeu-se que as atividades descritas nas práticas cartográficas dizem respeito ao uso de sequências didáticas, produção textual, recursos didáticos de apoio, rodas de conversa, brincadeiras, jogos entre outras propostas que influenciam o processo de aprendizagem cognitiva e metacognitiva, propiciando, dessa forma, que a informação possa ser armazenada e acessada de maneira mais significativa pelo aluno. Resultando na contribuição para a aquisição do pensamento espacial.

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Publicado

2018-07-07

Como Citar

Dias, L. C. (2018). Cartografia Escolar e Estratégias de Ensino e de Aprendizagem na Infância: um estudo a partir dos artigos da IX Edição do Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares. Boletim Paulista De Geografia, 99, 291–311. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1482