Geografia oficial, cartografias invisíveis, geotecnologias & educação geográfica

Autores

  • Rafael Sanzio Araújo dos Anjos Anjos Departamento de Geografia Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Educação afrobrasileira, geografia oficial, cartografia da exclusão, geotecnologia, educação geográfica.

Resumo

O artigo usa as linguagens cartográfica e fotográfica para expressar aspectos fundamentais das Geografias e Cartografias “Oficial” e da “Não Oficial” existente no Brasil numa perspectiva histórica. Um foco é dado no Brasil Africano, excluído secularmente da Geografia-Cartografia Oficial, como um exemplo explícito das Geografias distintas e paralelas, isto porque existe um convívio secular não assumido, regido por uma geopolítica dainvisíbilidade. A diminuição crescente dos prestígios da Geografia nas estruturas de poder; o modelo fraguimentário de tratar as demandas geográficas e cartográficas do país, assim como, o pensamento social preconceituoso dominante no que se refere às matrizes africanas no território e no povo brasileiro, constituem entraves básicos da falta de uma política geográfica articulada no Brasil e a minoração do preconceito e dos estereótipos de fundo geográfico. O paper usa e faz referência ainda às geotecnologias no processo de banalização dos conceitos básicos geográficos-cartográficos nesse processo de exclusão étnica na educação e no setor decisório-governamental.

Referências

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Publicado

2018-07-07

Como Citar

Anjos, R. S. A. dos A. (2018). Geografia oficial, cartografias invisíveis, geotecnologias & educação geográfica. Boletim Paulista De Geografia, 99, 169–184. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1474