Um mundo de aproximações geográficas com a obra de Chico Buarque: música, linguagem e pensamento geoespacial
Palavras-chave:
Geografia, ensino, linguagem.Resumo
O artigo aborda a potência da canção de Chico Buarque para uma leitura geográfica do cotidiano a partir do lugar, da paisagem e do mundo. O presente artigo apoia-se na ideia de que um ensino eficaz é aquele que cumpre com a função de formar um cidadão e desenvolver no estudante a capacidade crítica que lhe permita ter um pensamento livre, ético e responsável.A educação geográfica tem a tarefa, dentre outras funções, objetivos e metas, de proporcionar uma leitura de mundo e considerando este pressuposto, o trabalho apresenta as canções de Chico Buarque como recursos para ler, interpretar e cartografar o mundo. As letras das canções de Chico Buarque proporcionam possibilidades de leitura do conjunto de experiências que orientam o comportamento do sujeito no mundo, são poesia em essência, e configuram-se como manifestação da arte de compor com palavras textos poéticos. O artista sem primar da objetividade alcança outra forma de dizer a realidade (outra linguagem), que atinge traços essenciais. E deste encontro entre a Geografia, Chico Buarque, o ensino e a cartografia resulta uma proposta orientada para o trabalho com diferentes linguagens e a ampliação do repertório cultural compreendido como a valorização das manifestações culturais e artísticas.Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Trad. Alfredo Bosi. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidad liquida. Trad. Mirta Rosenberg. Buenos Aires: Fondo de Cultura Economica, 2002.
_______. Medo líquido. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
_______. Confiança e medo na cidade. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
BUARQUE, Chico. Chico e as cidades. Direção José Henrique Fonseca. Rio de Janeiro: Conspiração Filmes, 2000. 1 DVD (77 min).
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos Anos Iniciais do ensino fundamental. Revista Caderno Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf Acesso em 01 de maio de 2018.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. Caderno Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 209-225, maio/ago. 2005 Disponível em http://www.cedes.unicamp.br Acesso em 09 jan 2018.
_______. Cartografia escolar e o pensamento espacial: fortalecendo o conhecimento geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 207-232, jan./jun., 2017. Disponível em http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo Acesso em 09 de jan 2018.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; MORAES, Jerusa Vilhena. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Cotidiano, Mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição deVygotsky ao ensino de Geografia. Caderno Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 185-207, maio/ago. 2005. Disponível em http://www.cedes.unicamp.brAcesso em 09 jan 2018.
CAZNOK, Yara. B. Música: entre o audível e o visível. 2 ed. São Paulo: Unesp, 2008.
CELY RODRÍGUEZ, Alexander; MORENO LACHE, Nubia. La Literatura: una estrategia para la enseñanza y comprensión de la geografía en la escuela. Geoenseñanza, Vol. 11, Núm. 2, julio-diciembre, p. 249-260, 2006. Disponívelem Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=36012425011Acessoem 09 jan 2018.
CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano: 2 morar, cozinhar. 5 ed. Trad. Ephraim F. Alves e Lúcia E. Orth. Petrópolis: Vozes, 2003.
DARDEL, Eric. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Trad. WertherHolzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.
DUARTE, Ronaldo Goulart. A cartografia escolar e o pensamento (geo)espacial: alicerces da educação geográfica. In. ASCENÇÃO, V. O. R; VALADÃO, R. C. DEL GAUDIO, R. S.; SOUZA, C. J. O. (orgs.) Conhecimentos da Geogafia: percursos de formação docente e práticas na educação básica. Belo Horizonte: IGC, 2017. (p. 28-52)
EINSTEIN, Albert. Como vejo o mundo. Trad. H. P. de Andrade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
HARVEY, David. Condição Pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Trad. Adail Ubirajara Sobral & Maria Stela Gonçalves. 21 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
HEIDEGGER, M. Ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel e Márcia Sá Cavalcante Schuback. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
_______. Ser e Tempo. Parte I. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. 15 ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
_______. A caminho da linguagem. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2003.
HISSA, Cássio Eduardo Viana.. A mobilidade das fronteiras: inserções da geografia na crise da modernidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
HOMEM, Wagner. Histórias de canções: Chico Buarque. São Paulo: Leya, 2009.
HUSSERL, Edmund. A Idéia da Fenomenologia. Tradução: Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1990.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX. Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
KOSIC, Karel. Dialética do concreto. Trad. Célia Neves &AldericoToríbio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
KUMAR, Krishan. Da sociedade Pós-Industrial à Pós-Moderna: novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
MARCEL, Gabriel. Da recusa à invocação. In: FOULQUIÉ, Paul. O existencialismo. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1955.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
_______. Conversas 1948. Trad. Fabio Landa& Eva Landa. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo. Geografia sempre: o homem e seus mundos. Campinas: Territorial, 2008.
OLIVEIRA JR, Wenceslao Machado de. Grafar o espaço, educar os olhos: rumo a geografias menores. Revista Pro-Posições, 2009, vol.20, n.3, pp.17-28. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_isoref&pid=S0103-73072009000300002&lng=en&tlng=pt Acesso em 01 de fev 2018
PCNEN. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (ENSINO MÉDIO). Parte IV - Ciências Humanas e suas Tecnologias. Coordenador de Área Avelino Romero Simões Pereira. 2000. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf Acesso em 09 jan 2018.
PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch. Geografias de mundo reveladas nas canções de Chico Buarque. Palmas: EdUFT, 2016.
RICHTER, D. O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4 ed. São Paulo: EdUSP, 2009.
SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. 4 ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
_______. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 5 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
_______. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-cientifico-informacional. 5 ed. São Paulo: Edusp, 2008a.
_______. Espaço e método. 5 ed. São Paulo: Edusp, 2008b.
SARTRE, Jean-Paul.Crítica da razão dialética. Tomo I: Teoria dos Conjuntos Práticos. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SCARLATO, Francisco. Capuano; PONTIN, Joel. A. O ambiente urbano. 3 ed. São Paulo: Atual, 1999.
SOUZA, Vanilton Camilo de. Construção do pensamento espacial crítico: o papel da leitura e da escrita no ensino de Geografia. Revista Anekumene. n. 2, p. 68-78, 2011. Disponível em http://www.anekumene.com/index.php/revista Acesso em 09 jan 2018.
TATIT, Luiz A. de M. O cancionista. 2 ed. São Paulo: Edusp, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.