Um mundo de aproximações geográficas com a obra de Chico Buarque: música, linguagem e pensamento geoespacial

Autores

  • Carolina Machado Rocha Busch Pereira Universidade Federal do Tocantins – UFT

Palavras-chave:

Geografia, ensino, linguagem.

Resumo

O artigo aborda a potência da canção de Chico Buarque para uma leitura geográfica do cotidiano a partir do lugar, da paisagem e do mundo. O presente artigo apoia-se na ideia de que um ensino eficaz é aquele que cumpre com a função de formar um cidadão e desenvolver no estudante a capacidade crítica que lhe permita ter um pensamento livre, ético e responsável.A educação geográfica tem a tarefa, dentre outras funções, objetivos e metas, de proporcionar uma leitura de mundo e considerando este pressuposto, o trabalho apresenta as canções de Chico Buarque como recursos para ler, interpretar e cartografar o mundo. As letras das canções de Chico Buarque proporcionam possibilidades de leitura do conjunto de experiências que orientam o comportamento do sujeito no mundo, são poesia em essência, e configuram-se como manifestação da arte de compor com palavras textos poéticos. O artista sem primar da objetividade alcança outra forma de dizer a realidade (outra linguagem), que atinge traços essenciais. E deste encontro entre a Geografia, Chico Buarque, o ensino e a cartografia resulta uma proposta orientada para o trabalho com diferentes linguagens e a ampliação do repertório cultural compreendido como a valorização das manifestações culturais e artísticas.

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Publicado

2018-07-07

Como Citar

Pereira, C. M. R. B. (2018). Um mundo de aproximações geográficas com a obra de Chico Buarque: música, linguagem e pensamento geoespacial. Boletim Paulista De Geografia, 99, 142–160. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1472

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