Atlas escolares municipais e sua proposta no âmbito das políticas curriculares educacionais: considerações iniciais
Palavras-chave:
Cartografia escolar, atlas escolares municipais. políticas curriculares educacionais.Resumo
Esse texto traz algumas considerações iniciais acerca de um debate mais aprofundado que estamos propondo sobre o uso dos atlas escolares municipais no âmbito das políticas curriculares educacionais. Trata-se de uma leitura mais aprofundada do que temos nos documentos oficiais, no âmbito das políticas curriculares educacionais, sobre o ensino de Geografia, e mais especificamente da Cartografia e do estudo do lugar e o que temos nos atlas escolares municipais enquanto uma metodologia de trabalho e de formação do professor. A proposta desse ensaio é ampliar esse debate junto a outros pares da Cartografia Escolar a fim de compreender melhor de que forma o estudo do lugar, a partir da mediação dos atlas escolares, está contribuindo para desenvolver o pensamento espacial dos alunos e o raciocínio geográfico.Referências
ALMEIDA, R. D. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001.
______. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
______; PASSINI, E. Y. Espaço geográfico: ensino e representação. São
Paulo: Contexto, 1989.
BUENO, M.A. Atlas Escolares municipais e a possibilidade de formacão continuada de professores: um estudo de caso em Sena Madureira / AC. Campinas, SP, Tese (Doutorado), Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, 2008.
BUENO, M.A.; OLIVEIRA, I. J.; MORAES, L. B.; RICHTER, D. Atlas Escolar Municipal de Goiânia. Goiânia: Ed. C&A Alfa Comunicação, 2016.
BUENO, M.A.; PINHEIRO, A. C. Atlas escolar geográfico, histórico e cultural do Ipojuca. Goiânia: Ed. C&A Alfa Comunicação, 2016.
BUENO, M.A. Atlas escolar geográfico, histórico e cultural do Estado do Tocantins. Goiânia: Ed. C&A Alfa Comunicação, 2016.
BUENO, M.A.; RIGONATO, V.D. Atlas escolar municipal de Bom Jesus da Lapa. Goiânia: Ed. C&A Alfa Comunicação, 2016.
BUENO, M.A.;SILVA, A. K. Atlas Escolar Municipal de Trindade. Goiânia, Ed. Cia Alfa Comunicação, 2013.
BUENO, M.A.; MORAES, L.B.; RODRIGUES, I. F.S.; CUNHA, W.C.F. Atlas Escolar Municipal de Anápolis. Goiânia: Ed. C&A Alfa Comunicação, 2017.
BUENO, M.A.; Atlas Escolar Municipal de Goianira. Goiânia: Ed. C&A Alfa Comunicação, 2015.
BUENO, M.A. Atlas Escolar Municipal de Senador Canedo. Goiânia: Ed. C&A Alfa Comunicação, 2015.
BUENO, M.A. Atlas Escolar Municipal de Campos Verdes. Goiânia: Ed. C&A Alfa Comunicação, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1997. 126p.
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC versão final. Brasília, DF, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: < http:// http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base/. Acesso em: abril, 2018.
DUARTE, R. G. Educação Geográfica, Cartografia Escolar e Pensamento Espacial no segundo segmento do Ensino Fundamental. São Paulo: Tese de Doutorado. FFLCH, USP, 2016.
____________. A linguagem cartográfica como suporte ao desenvolvimento do pensamento espacial dos alunos na Educação Básica. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, n. 13, p. 187-203, jan/jun de 2017.
GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás: versão experimental. Goiânia, 2013.
HONDA, J.D. dos S. Políticas curriculares e atlas escolares municipais: contribuições para o estudo do lugar. Goiânia: UFG, 2017. (Dissertação de Mestrado)
LASTORIA, A. C. A construção coletiva do atlas escolar do município de Ribeirão Preto. Dialogus, v. 4, n. 1, p.125-140, 2008.
LESANN, J. G.; SILVA, Míriam Aparecida Bueno; MOURA, Ana Clara Mourão. Atlas escolar de Gouveia. Diamantina: Prefeitura Municipal de Gouveia, 1997. (36 pranchas; 2a ed., 1998; 3a ed., 1999
LESANN, J.G. Geografia no Ensino Fundamental I. Belo Horizonte: Editora Argvmentvm, 2009.
LESANN, J.G. Metodologia para introduzir a Geografia no Ensino Fundamental. In: ALMEIDA, R.D. de. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2010.
LOPES, Alice Casimiro. Interpretando e produzindo politicas curriculares para o ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio e CIAVATTA, Maria (orgs.). Ensino Médio: ciência, cultura e trabalho, pp. 191-206. Brasília: MEC/SEMTEC, 2004.
NASCIMENTO, D. T. F.; SANTOS, N. B. F. dos . Elaboração do atlas Escolar de Goiás. In: COLÓQUIO DE CARTOGRAFIA PARA ESCOLARES, 2016, Goiânia. Anais, 2016. p. 35-41
PASSINI, Elza Yazuco. Alfabetização cartográfica e o livro didático: uma
análise crítica. Belo Horizonte: Editora Lê, 1994. 94 p.
REIS, Geovana. A Gestão do currículo escolar da Rede Municipal de Ensino de Goiânia [manuscrito] : entre "obrigações" curriculares e práticas "autônomas" . UFG, 2015.
REIS, Geovana. O Currículo escolar e o arbitrário cultural dominante. In: OLIVEIRA João Ferreira de; PESSOA, Jadir de Morais. Pesquisar com Bourdieu, pp. 55-72. Goiânia, GO: Cânone Editorial, 2013.
RICHTER, D.; BUENO, M.A. As potencialidades da Cartografia Escolar: a contribuição dos mapas mentais e atlas escolares no ensino de Geografia. Revista Anekumene, junho-2013.
SANTOS, N. B. F. dos.; NASCIMENTO, D. T. F.; BUENO, M. A. Atlas escolar
geográfico, histórico e cultural do estado de Goiás. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2016
SANTOS, Lucíola Licínio de C. P. Politicas públicas para o ensino fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais e Sistema Nacional de Avaliação (SAEB). Educação & Sociedade: Revista de ciência da Educação. Campinas, p. 246-367: CEDES, vol. 23, n. 80, set. 2002.
SILVA, K.A. e. A formação continuada de professoras do Ensino Fundamental I, a partir do atlas escolar municipal de Trindade (GO). Goiânia: UFG, 2014. (Dissertação de Mestrado)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.