As aulas de geografia nas escolas modernas: Teoria e prática anarquista de educação

Autores

  • Amir El Hakim

Resumo

O artigo ao discutir a prática pedagógica libertária das Escolas Modernas na Espanha e no Brasil, demonstra como essa experiência educacional, de grande influência no movimento operário europeu do início do século XX, tinha, entre seus inúmeros colaboradores, dois geógrafos e anarquistas, casos de Elisée Reclus e Piotr Kropotkin. Ambos, mas principalmente Eliseé Reclus, procuraram apontar a necessidade de uma renovação do conteúdo ministrado nas aulas de Geografia, visto que naquele momento, essa disciplina escolar fomentava a competição, o nacionalismo e a colonização das chamadas “raças inferiores”. Como forma de percebermos essa influência educacional anarquista, analisamos os jornais estudantis da Escola Moderna de São Paulo e de estabelecimentos educacionais que de alguma forma foram co-participantes dessa experiência, caso das escolas dirigidas pelo professor João Penteado. Com esse artigo procuramos destacar a presença de uma Geografia libertária nas salas de aula, mais crítica e que possibilitava uma maior participação discente.

Downloads

Publicado

2015-08-16

Como Citar

El Hakim, A. (2015). As aulas de geografia nas escolas modernas: Teoria e prática anarquista de educação. Boletim Paulista De Geografia, (92), 131–158. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/136

Edição

Seção

Artigos