Aroldo de Azevedo: um geógrafo da Universidade de São Paulo
Resumo
A historiografia do pensamento geográfico brasileiro tem em Aroldo de Azevedo uma referência importante, a qual deve ser resgatada para que possamos compreender melhor nossos caminhos e opções. Aroldo de Azevedo foi professor da Universidade de São Paulo e sua história se mescla com a da AGB – Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção São Paulo - e do BPG - Boletim Paulista de Geografia. Seu mestre foi Pierre Monbeig e sua formação teve grande influência da geografia francesa. Foi sob essa ótica que pesquisou e ensinou geografia. Decorre dessa influência a grande ênfase que ele dava ao trabalho de campo, à representação cartográfica e à dimensão histórica nos estudos geográficos.Downloads
Publicado
2015-08-16
Como Citar
Lencioni, S. (2015). Aroldo de Azevedo: um geógrafo da Universidade de São Paulo. Boletim Paulista De Geografia, (92), 37–49. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/131
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).