Geografia e linguística: sugestão para o ensino
Palavras-chave:
linguística, ensinoResumo
No rol da extensa bibliografia que cuida da didática da Geografia não são poucos os trabalhos que versam sobre os programas dos diversos graus de ensino. Dentre eles, os que nos parecem mais difíceis de serem formulados e colocados em prática são os de Geografia Humana, dadas as possibilidades de invasão de outros campos científicos como sejam, os da sociologia, da antropologia, etnografia, da economia e, porque não dizer, da história. Os estudiosos do assunto são acordes quanto à necessidade de estabelecimento de uma "unidade didática” sem o que resultam dados sem conexão o que contraria o espírito de síntese próprio da moderna Geografia. Itens como Alimentação, Habitação, Línguas e Religiões figuram nos programas e são comumente apresentados em aula como elementos isolados e não como integrantes deum todo cultural. O relacionamento com o ambiente físico e social deve ser sempre considerado, possibilitando inclusive melhor compreensão. Foi êste motivo que nos levou a escrever o presente e despretensioso artigo, sendo que nos interessaremos tão sòmente pelo item Línguas, e, assim faremos pequenas digressões a cêrca das inter-relações da língua com o meio físico, economia e colonização.
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