Os postulados da análise funcionalista na geografia e seus aspectos ideológicos
Palavras-chave:
funcionalismo, geografia, ideologiaResumo
Este trabalho foi baseado nas obras dos teóricos do funcionalismo nas ciências humanas, principalmente em Robert K. Merton e Florestan Fernandes. Quanto à Geografia Funcionalista, os dados sempre tiveram um papel mais importante do que a teoria e o método. (((Os analistas funcionais baseiam-se em três postulados muito interligados entre si; são eles; 10) Postulado da unidade funcional terrestre; 20) Postulado do funcionalismo universal; 30) Postulado da indispensabilidade. O 10 postulado diz que as atividades padronizadas, ou itens culturais e naturais, são funcionais para todo o sistema geográfico. O 2 postulado, que surgiu contra o conceito evolucionista de “sobrevivência”, mostra que “todo e qualquer costume ou modo de vida preenche alguma função vital em qualquer lugar da superfície terrestre”. O 3 postulado alega a indispensabilidade das "formas geográficas existentes”, e mostra que todas as funções desempenhadas pelo conjunto de elementos geográficos numa estrutura são indispensáveis. Através de seus postulados, a análise funcional mostra a ordem harmoniosa entre os elementos geográficos, conduzindo muitas vezes a uma glorificação de coisas existentes; e apesar de todo o valor da análise funcional, ela se apresenta para muitos críticos comprometidos com uma perspectiva conservadora.Downloads
Publicado
2017-10-04
Como Citar
Bray, S. C. (2017). Os postulados da análise funcionalista na geografia e seus aspectos ideológicos. Boletim Paulista De Geografia, (54), 29–40. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1089
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).