A planificação do desenvolvimento de regiões atrasadas
Palavras-chave:
planificação, regiões atrasadasResumo
A maioria dos cientistas sociais explicam as diferenças inter-regionais de níveis de desenvolvimento em termos de uma distribuição desigual de recursos materiais, técnicos, naturais e humanos. A distribuição desigual desses recursos sobre o território nacional confere a algumas áreas vantagens sobre outras, menos bem contempladas, e, na essência de uma intervenção externa, ura círculo vicioso de pobreza coletiva tornaria mais e mais difícil uma mudança a posição absoluta e relativas e das áreas atrasadas dentro da sociedade nacional. Neste trabalho fazemos algumas considerações sobre as dificuldades de se obter um consenso sobre a caracterização de diferentes graus de atraso de determinadas regiões se encaminharemos a discussão para uma analise critica de diversas posições teóricas, bem como de politicas aplicadas no diagnostico e na elaboração de soluções de problemas de desequilíbrios regionais .Downloads
Publicado
2017-09-28
Como Citar
Rattner, H. (2017). A planificação do desenvolvimento de regiões atrasadas. Boletim Paulista De Geografia, (56), 61–94. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1049
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).