A propósito da expansão da agricultura paulista
Palavras-chave:
agricultura, paulista, são pauloResumo
A forma particular que o desenvolvimento capitalista assume na agricultura brasileira implica não em transformar diretamente toda a produção, mas sim em se aproveitar das condições mais propicias para sua expansão, necessitando constantemente do amparo do Estado e da subordinação ao capital comercial para efetivar tal transformação, mesmo que de maneira lenta e desigual. Este trabalho pretendeu levantar alguns aspectos dessa problemática, centrando-se em dois pontos principais. Em primeiro lugar aborda a questão da concentração de capitais que se verifica a partir do Estado de Sao Paulo ,especialmente no que se refere ao controle da propriedade da terra. A seguir procura mostrar a dependência de outras regiões do país em relaçao a São Paulo quanto ao abastecimento de gêneros alimentícios básicos , tomando-a como reflexo das particularidades que assume tal desenvolvimento. Por trás desse processo procura-se ressaltar o papel do Estado, de um lado ao propiciar as condições para que se efetive tal desenvolvimento, e de outro ao acentuar suas contradições.Downloads
Publicado
2017-09-28
Como Citar
Kageyama, A. A., & Da Silva, J. F. G. (2017). A propósito da expansão da agricultura paulista. Boletim Paulista De Geografia, (56), 29–60. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1048
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).