Estudos sociais e vulgarização do magistério e do ensino de 1º e 2º grau
Palavras-chave:
Estudos Sociais, vulgarização, MagistérioResumo
Em 1980 veio a público um projeto de autoria de um membro do Conselho Federal de Educação referente à formação dos professores licenciados para a área de Estudos Sociais do Ensino de 1 2 graus. A presente nota tece críticas ao projeto, mostrando a precária formação que se pretende dar ao professor, dito “polivalente”, caso um projeto desta natureza venha a ser implantado. Tal professor teria a incumbência de transmitir aos alunos de 19 e 29 graus os conhecimentos de diversas ciências sociais, como História, Geografia, Sociologia, por exemplo. A nota levanta não só as questões intrínsecas ao projeto como também aquelas que o envolvem, ou seja, a política educacional vigente no país e as leis que a sustentam (particularmente a Lei 5692 e o Parecer 853 de 1971).Downloads
Publicado
2017-09-28
Como Citar
Seabra, M. F. G. (2017). Estudos sociais e vulgarização do magistério e do ensino de 1º e 2º grau. Boletim Paulista De Geografia, (58), 121–134. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1039
Edição
Seção
Notas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).