Melhoria das condições de segurança e habitabilidade nas ocupações de edifícios no centro de São Paulo

experiência na Ocupação Penaforte Mendes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v12i2.2857

Palavras-chave:

ocupações de edifícios vazios, movimentos sociais, área central de São Paulo

Resumo

A partir da repercussão do incêndio seguido de queda do edifício Wilton Paes de Almeida, na região central da cidade de São Paulo, em 01/05/2018, e de visitas técnicas a todos os edifícios ocupados no centro; a Prefeitura Municipal de São Paulo impôs uma série de medidas de melhorias das condições físicas e estruturais como forma de precaução a novas tragédias. Neste contexto, no ano seguinte, viabilizou-se, através de Projeto de Extensão Universitária, diversas ações de melhoria de condições de segurança e habitabilidade na ocupação Penaforte Mendes. Para as ações, a metodologia consistiu na realização de um conjunto de oficinas teórico-práticas na própria ocupação envolvendo professores, alunos, assessoria e técnicos parceiros, lideranças e seus moradores. O resultado foi observado na melhoria efetiva das condições de habitabilidade e segurança da ocupação Penaforte Mendes assegurado a partir da execução dos procedimentos discutidos e testados durante as oficinas.

Biografia do Autor

Patricia Maria Jesus, Universidade Federal do ABC

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp, Presidente Prudente), mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora de Planejamento e Gestão Territorial da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Patricia Cezário, Universidade Federal do ABC/ Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC

Arquiteta e Urbanista, Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC no Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas junto ao curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Urbana.

Eduardo Ferreira, Universidade Federal do ABC/Bacharel em Ciências e Humanidades e em Relações Internacionais

Bacharel em Ciências e Humanidades e em Relações Internacionais pela UFABC. Militante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas.

Referências

AKAISHI, Ana Gabriela. O “problema” do centro de São Paulo não está nas ocupações de prédios vazios, mas nos prédios vazios em si. Disponível em https://cidadesparaquem.org/blog/2019/5/24/o-problema-do-centro-de-so-paulo-no-est-nas-ocupaes-de-prdios-vazios-mas-nos-prdios-vazios-em-si. Acesso em: 25/02/2020.

AKAISHI, Ana Gabriela. A herança mercantil: os entraves dos imóveis ociosos no centro de São Paulo. Tese de Doutorado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo. 2022.

BARBOSA, Benedito Roberto. Protagonismo dos movimentos de moradia no centro de São Paulo: trajetória, lutas e influências nas políticas públicas. Mestrado em Planejamento e Gestão do Território. Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2014.

BOULOS, Guilherme. Quem são mesmo os invasores. Jornal Folha de São Paulo. Coluna Debates e Tendências. 22 de agosto de 2014. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/guilhermeboulos/2014/08/1504127-

quem-sao-mesmo-os-invasores.shtml

CANOVA, Kátia. Urbanidade e Justiça Espacial na cidade de São Paulo: metodologia de análise e subsídio para tomada de decisão no planejamento urbano. 325 f. Tese de Doutorado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2020.

CARVALHO, Caio Santo Amore de. Cidades para que(m)?. Incêndio e ruína: é de um edifício que estamos falando?. Disponível em: https://cidadesparaquem.org/blog/2018/5/2/incndio-e-runa-de-um-edifcio-que-estamos-falando?rq=caio >. Acesso em: 13/04/2019

COMARÚ, Francisco de Assis. Áreas centrais urbanas e movimentos moradia: transgressão, confrontos e aprendizados. Revista Cidades, v. 13, p. 71-93, 2017.

COMARÚ, Francisco; BARBOSA, Benedito. Movimentos sociais e habitação. Salvador: UFBA, Escola de Administração; Superintendência de Educação a Distância, 2019.

DINERSTEIN, Ana Cecilia (comp). Movimientos sociales y autonomía colectiva: la política de la esperanza en América Latina. 1ª ed., Buenos Aires, Capital Intelectual, 2013.

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO (FJP). Déficit Habitacional no Brasil 2011-2012. Fundação João Pinheiro: Belo Horizonte, 2015.

GOHN. Maria da Glória. Novas teorias dos movimentos sociais na América Latina. XXVII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. VIII Jornadas de Sociología de la Universidad de Buenos Aires. Asociación Latinoamericana de Sociología, Buenos Aires. 2009.

________. História dos movimentos e lutas sociais. A construção da cidadania dos brasileiros. Edições Loyola. 8° edição. São Paulo. 2013.

JESUS, Patrícia Maria de. O Programa Minha Casa Minha Vida Entidades no município de São Paulo. Tese de Doutorado. Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

JESUS, P. M.; SILVA, P. C. Do risco como argumento para remoções à melhoria de condições de segurança e habitabilidade. Diálogos Socioambientais na Macrometrópole Paulista, v. 3, p. 63-67, 2020.

JOSÉ, Beatriz Kara. A popularização do centro de São Paulo: um estudo de transformações ocorridas nos últimos 20 anos. 264f. Tese de Doutorado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

KOHARA, Luiz. Crise habitacional é consequência do modelo de desenvolvimento urbano: alta concentração de terra e grande parcela da população sem acesso. Entrevista especial com IHU. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/578931-crise-habitacional-e-consequencia-do-modelo-de-desenvolvimento-urbano-entrevista-especial-com-luiz-kohara >. Acesso em: 08/04/2019

MAIOR, Jorge Luiz Souto. A vez do direito social e da descriminalização dos movimentos sociais. In: Cidades Rebeldes. Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. Boitempo Editorial. 2013.

MARICATO, Ermínia. Nunca fomos tão participativos - Reflexões sobre os movimentos sociais urbanos. In: O impasse da política urbana no Brasil. São Paulo: Vozes,2014.

MARICATO, Ermínia. É a questão urbana estúpido. Le Monde Diplomatique Brasil. Disponível em: http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=1465.

MARICATO. Ermínia. Para entender a crise urbana. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

METRÔ-SP. Pesquisa Origem Destino 2017. São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.metro.sp.gov.br/pesquisa-od/

MORETTI, Júlia Azevedo. Gestão de Risco e Propriedade: um estudo de caso sobre qualificação da segurança em ocupações do centro de São Paulo. Tese de Doutorado. Faculdade de Direito. Universidade de São Paulo, São Paulo. 2022.

PLATAFORMA DHESCA BRASIL. Relatório sobre a criminalização de Movimentos de Moradia na cidade de São Paulo. 50 pgs. 2019.

PREFEITURA DE SÃO PAULO - Relatório da situação das ocupações na cidade de São Paulo, 2018. São Paulo, SP.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. Coordenadoria de Controle da Função Social da Propriedade. Relatório Anual 2019 e Plano de Trabalho de 2020. Disponível em:https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/PPT%20CEPEUC%20CMPU%202019_2020%20RT_FINAL.pdf. Acesso em: 10/08/20.

REDE NOSSA SÃO PAULO. Mapa da Desigualdade. Rede Nossa São Paulo. 2019.

ROLNIK, Rolnik; LEITÃO, Karina; COMARÚ, Francisco; LINS, Regina Dulce. Observatório de Remoções 2015- 2017: Relatório final de projeto. São Paulo: FAUUSP, 2017, 238 p. Available at: https://www.observatorioderemocoes.fau.usp.br/wpcontent/uploads/2017/12/1707OR_publicacaofinal_revDigital_menor.pdf

TRINDADE, Thiago Aparecido. Ampliando o debate sobre a participação política e a construção democrática: o movimento de moradia e as ocupações de imóveis ociosos no centro da cidade de São Paulo. 240f. Tese de doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

Downloads

Publicado

31/12/2022

Como Citar

Jesus, P. M., Cezário, P., & Machado, C. (2022). Melhoria das condições de segurança e habitabilidade nas ocupações de edifícios no centro de São Paulo: experiência na Ocupação Penaforte Mendes. Boletim Campineiro De Geografia, 12(2), 267–285. https://doi.org/10.54446/bcg.v12i2.2857

Edição

Seção

Artigos