Localização como princípio geográfico e memorização como movimento cognitivo na qualidade de lugar-comum no ensino de Geografia

Autores

  • Jéssica da Silva Rodrigues Cecim Colégio Técnico de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v10i2.508

Resumo

O trabalho em questão se dedica à reflexão sobre elementos que compõem imaginários acerca da Geografia Escolar. Nessa direção, traz ao debate a localização e a memorização como aspectos frequentemente associados diretamente ao ensino de Geografia. Metodologicamente, o artigo se pauta na análise de itens de prova da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) no recorte temporal de 2011-2020 e nos resultados de entrevistas com três professores de Geografia do segmento Ensino Médio. Os estudos apontam que tanto a localização, quanto a memorização, são concebidas como tradicionais no ensino de Geografia e, presentes desde a sua institucionalização na Educação Básica no Brasil, permanecem atualmente tanto nos resultados das análises das provas quanto nas considerações dos professores.

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Publicado

31/12/2020

Como Citar

Cecim, J. da S. R. (2020). Localização como princípio geográfico e memorização como movimento cognitivo na qualidade de lugar-comum no ensino de Geografia. Boletim Campineiro De Geografia, 10(2), 329–346. https://doi.org/10.54446/bcg.v10i2.508

Edição

Seção

Artigos