A cultura do eucalipto na região do extremo sul do estado da Bahia

Análises do uso da terra e socioeconômica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v11i1.507

Resumo

O eucalipto vem ocupando o extremo sul da Bahia resultando em modificações ambientais e socioeconômicas. Analisar os padrões de uso da terra e os indicadores socioeconômicos da região é imprescindível no monitoramento desta atividade agroindustrial. Assim, a pesquisa mapeou, a partir de imagens Landsat 8 para o ano de 2021, o uso atual e quantificou as áreas ocupadas com mata, pastagem e eucalipto, comparando-as com resultados de anos anteriores. As análises socioeconômicas pautaram-se em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Os resultados revelaram crescimento e consolidação das atividades ligadas ao polo celulósico, com aumento de 471% nas áreas com cultivo de eucalipto e perdas de 44% e 15% das áreas de mata e pastagem/agricultura, respectivamente. Esse crescimento em área plantada não refletiu em benefícios para a população, uma vez que gerou aumentos na criminalidade, na concentração de terras, na desigualdade social e no êxodo rural.

Biografia do Autor

Jean Lucas Vinhas Medeiros, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui mestrado em desenvolvimento regional e meio ambiente (área de concentração: planejamento e gestão ambiental no trópico úmido), especialização em ensino de geografia e graduação em licenciatura em geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil. WhatsApp: +55 73 8129-6184.

Ana Maria Souza dos Santos Moreau, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Escola de Agronomia da UFBA (1991), Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (1995), Doutorado e Pós Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2001 e 2010, respectivamente). Em agosto de 1999, obteve aprovação em 1o lugar no Concurso Público para Professora Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz, onde leciona a disciplina de Pedologia para os cursos de Agronomia e Geografia do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais e, Solos dos Trópicos Úmidos no Mestrado do PRODEMA. Como Professora Pleno, elaborou a proposta de criação do PET Solos da UESC, aprovada pela SESu/MEC em dezembro de 2010, e desde então, exerce a função de tutora do grupo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e uso da terra, relação solo-produtividade agrícola, relação solo-paisagem, educação em solos e solos dos tabuleiros costeiros.

Maurício Santana Moreau, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1991), realizou seu Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1997) e seu Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Realizou seu estágio de Pós-doutorado na Universidade Federal de Viçosa (2010). Atualmente é Professor Títular da Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus - BA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento do uso da terra, geoprocessamento e manejo e gestão dos recursos naturais.

Downloads

Publicado

30/06/2021

Como Citar

Vinhas Medeiros, J. L., Moreau, A. M. S. dos S., & Moreau, M. S. (2021). A cultura do eucalipto na região do extremo sul do estado da Bahia: Análises do uso da terra e socioeconômica. Boletim Campineiro De Geografia, 11(1), 117–135. https://doi.org/10.54446/bcg.v11i1.507

Edição

Seção

Artigos