Produção cultural e urbanização: a cena Manguebeat no Recife

Autores

  • Cristiano Nunes Alves Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v8i2.396

Resumo

Uma das manifestações musicais mais importantes do Brasil nas últimas décadas, o Manguebeat ou Manguebit, surgido na cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco, se difunde alhures no início dos anos 1990. Se utilizando da noção de cena musical, cara à abordagem da música nos lugares, destaca-se a composição do Manguebeat, baseada na articulação de sujeitos oriundos dos mais distintos lugares do Recife, aglomeração urbana historicamente marcada pela desigualdade socioterritorial. Apresenta-se a metodologia de pesquisa baseada na reunião de informações primárias, via entrevistas semiestruturadas e visitas técnicas. Observa-se que a Cena Manguebeat, propiciou um adensamento da dinâmica cultural do Recife e a apropriação da cidade a partir da produção cultural. A partir do estudo do Manguebeat, almeja-se contribuir para a discussão sobre os nexos entre produção cultural e urbanização no período atual.

Biografia do Autor

Cristiano Nunes Alves, Universidade Estadual de Campinas

Professor adjunto do DHG-CECEN-UEMA

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Publicado

31/12/2018

Como Citar

Alves, C. N. (2018). Produção cultural e urbanização: a cena Manguebeat no Recife. Boletim Campineiro De Geografia, 8(2), 327–345. https://doi.org/10.54446/bcg.v8i2.396

Edição

Seção

Artigos