Produção cultural e urbanização: a cena Manguebeat no Recife
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v8i2.396Resumo
Uma das manifestações musicais mais importantes do Brasil nas últimas décadas, o Manguebeat ou Manguebit, surgido na cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco, se difunde alhures no início dos anos 1990. Se utilizando da noção de cena musical, cara à abordagem da música nos lugares, destaca-se a composição do Manguebeat, baseada na articulação de sujeitos oriundos dos mais distintos lugares do Recife, aglomeração urbana historicamente marcada pela desigualdade socioterritorial. Apresenta-se a metodologia de pesquisa baseada na reunião de informações primárias, via entrevistas semiestruturadas e visitas técnicas. Observa-se que a Cena Manguebeat, propiciou um adensamento da dinâmica cultural do Recife e a apropriação da cidade a partir da produção cultural. A partir do estudo do Manguebeat, almeja-se contribuir para a discussão sobre os nexos entre produção cultural e urbanização no período atual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Boletim Campineiro de Geografia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista é regida pela licença Creative Commons - Atribuição 4.0.