Os efeitos espaciais do boom imobiliário em cidades médias: semelhanças e diferenças entre Brasil e Espanha

Autores

  • Bruno Pereira Reis Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v6i1.260

Resumo

Nas duas últimas décadas Brasil e Espanha passaram por um conjunto de transformações econômicas e políticas que se desdobraram diretamente no processo de urbanização. Este trabalho apresenta como estas transformações repercutiram no espaço urbano destes países, a partir do estudo de caso da dinâmica imobiliária de três cidades médias: Presidente Prudente e São José do Rio Preto, situadas no Estado de São Paulo, e Lleida, situada na Comunidade Autônoma da Catalunha (Espanha). Constatamos um expressivo “aquecimento” deste setor da economia, representado pela valorização dos produtos imobiliários que, no caso brasileiro, acentuou as desigualdades socioespaciais no interior das cidades e, no caso espanhol, após o estouro da bolha imobiliária, uma nova estrutura urbana pode ser observada.

Biografia do Autor

Bruno Pereira Reis, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Geógrafo (licenciado e bacharel) formado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/ UNESP) com ênfase em Geografia Humana (Geografia Urbana e Econômica).

Atualmente, aluno do Programa de Pós Graduação do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE- UNICAMP).

Downloads

Publicado

30/06/2016

Como Citar

Reis, B. P. (2016). Os efeitos espaciais do boom imobiliário em cidades médias: semelhanças e diferenças entre Brasil e Espanha. Boletim Campineiro De Geografia, 6(1), 141–163. https://doi.org/10.54446/bcg.v6i1.260

Edição

Seção

Artigos