A nova perspectiva de Geossistema, proposta por Bertrand, aplicada à bacia hidrográfica do rio Mocajuba - Nordeste Paraense

Autores

  • Geise Corrêa Teles Universidade Federal do Pará
  • Márcia Aparecida da Silva Pimentel Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v5i2.239

Resumo

A releitura do meio ambiente trabalhada por Bertrand e Bertrand (2009) é marcada por uma nova interpretação do conceito de geossistema, que se distingue da concepção adotada por Bertrand até 1970, por apresentar estreita relação com o conceito de território, ou seja, por considerar as relações de apropriação dos recursos naturais. Por meio dessa nova interpretação proposta por Bertrand que relaciona geossistema, território e paisagem, o presente artigo objetiva mostrar como analisar o ambiente sobre essa nova ótica do geossistema proposta por esse autor. Como recorte espacial de análise foi utilizado a bacia hidrográfica do rio Mocajuba, Nordeste Paraense. Para a operacionalização da pesquisa foram realizados trabalhos de campo, mapeamento da cobertura vegetal, dos usos da terra e interpretação dos dados gerados. Entre os resultados obtidos, destacam-se as principais formas de apropriação dos recursos naturais marcada pela estreita relação da população local com a natureza.

 

Biografia do Autor

Geise Corrêa Teles, Universidade Federal do Pará

Geógrafa. Possui bacharelado e licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2013). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2016). Integra Programas de Extensão Universitária em Unidades de Conservação de Uso Sustentável. É colaboradora de projetos de pesquisa na zona costeira paraense. Atua, principalmente, nos seguintes temas: ecologia da paisagem, educação ambiental, planejamento ambiental, áreas protegidas e comunidades tradicionais.

Márcia Aparecida da Silva Pimentel, Universidade Federal do Pará

Geógrafa. Possui bacharelado e licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1989). Mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996).Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2002). Realizou estágio Pós-Doutoral no Programa de Geografia Humana da Universidade de São Paulo no período de agosto de 2013 a janeiro de 2014.É professora efetiva da Universidade Federal do Pará, no curso de Graduação em Geografia, desde 2005. Integra os Programas de Pós-Graduação de Geografia (PPGeo), de Ciências Ambientais (PPGCA) e de Riscos e Desastres (PPGRD- profissional). Coordenadora do Grupo de Estudo Paisagem e Planejamento Ambiental - GEPPAM/UFPA. Atua, principalmente, nos seguintes temas: ecologia da paisagem, educação ambiental, planejamento ambiental, áreas protegidas e comunidades tradicionais.Coordena Programas de Extensão Universitária em Unidades de Conservação de Uso Sustentável. É colaboradora de projetos de pesquisa na zona costeira paraense.

Downloads

Publicado

31/12/2015

Como Citar

Teles, G. C., & Pimentel, M. A. da S. (2015). A nova perspectiva de Geossistema, proposta por Bertrand, aplicada à bacia hidrográfica do rio Mocajuba - Nordeste Paraense. Boletim Campineiro De Geografia, 5(2), 381–399. https://doi.org/10.54446/bcg.v5i2.239

Edição

Seção

Artigos