Serra dos Cocais: especulação imobiliária, destruição do meio e expropriação dos agricultores familiares - tombamento da área como forma de resistência

Autores

  • Márcio Adriano Bredariol Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v5i2.214

Resumo

O presente artigo tem por fim analisar e discutir o processo de tombamento da área conhecida como Serra dos Cocais, situada no interior dos territórios dos municípios de Itatiba, Louveira, Valinhos e Vinhedo, bem como os conflitos gerados por esta ação. Área de grande importância ambiental, extremamente antropizada e fragilizada, abriga variedade faunística e florística, além de mananciais que abastecem cidades das regiões de Campinas e Jundiaí. Nos últimos anos, a área em questão vem sofrendo fortes pressões por conta da expansão urbana, em especial de condomínios e loteamentos fechados. Expansão urbana esta que tem efeitos devastadores sobre o meio e vem expropriando inúmeros agricultores familiares que se estabeleceram nesta importante região fruticultora há décadas. Neste contexto, o tombamento da área mostra-se como a única forma de frear tal processo e ao mesmo tempo como forma de resistência à preservação da natureza e permanência dos agricultores familiares em suas terras.

Biografia do Autor

Márcio Adriano Bredariol, Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Unesp, campus de Presidente Prudente. Especialista em Gestão Ambiental pela Ufscar. Mestre em Geografia pela Unicamp. Doutorando em Geografia pela Unicamp.

Downloads

Publicado

31/12/2015

Como Citar

Bredariol, M. A. (2015). Serra dos Cocais: especulação imobiliária, destruição do meio e expropriação dos agricultores familiares - tombamento da área como forma de resistência. Boletim Campineiro De Geografia, 5(2), 319–340. https://doi.org/10.54446/bcg.v5i2.214

Edição

Seção

Artigos