Compartimentos quilombolas e a luta por direitos no estado do Paraná (Brasil)

Autores

  • Clayton Luiz da Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v4i1.172

Resumo

Os quilombos hoje ilustram muito bem como a construção da modernidade sobre o território brasileiro implica profundos conflitos socioterritoriais. Embora as variáveis-chave a mover a modernização capitalista ganhem especificidades nos distintos lugares, nota-se um algo em comum, que se refere especialmente ao aprofundamento das desigualdades regionais e intrarregionais no atual processo de modernização do centro-sul paranaense, cuja variável-chave, a saber, a modernização agrícola, tem como corolário o aprofundamento da desigualdade social. Busca-se contextualizar o conflito vivido pelo grupo quilombola Invernada Paiol de Telhas, que exemplifica como os grupos sociais subalternizados são afrontados pela modernização imposta pela globalização econômica. Nosso trabalho consistiu em desenvolver um esquema de análise que permita entender como a modernização do território reverbera nos lugares interesses corporativos que são articulados aos das elites econômicas locais e regionais, terminando por impor uma ordem espacial hegemônica.

Biografia do Autor

Clayton Luiz da Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professor do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste-Unicentro desde 2011, com pesquisas na área de ensino de geografia e tecnologias de representação do espaço.

Downloads

Publicado

30/04/2014

Como Citar

Silva, C. L. da. (2014). Compartimentos quilombolas e a luta por direitos no estado do Paraná (Brasil). Boletim Campineiro De Geografia, 4(1), 44–59. https://doi.org/10.54446/bcg.v4i1.172

Edição

Seção

Artigos