Análise espaço-temporal da expansão urbana no município de Goiás (GO) entre 1989 e 2007

Autores

  • Danilo Cardoso Ferreira Universidade Federal de Goiás
  • Fernando Silva Magalhães Filho Universidade Federal de Goiás
  • João Guilherme Rassi Almeida Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v4i2.120

Resumo

Desde que a Cidade de Goiás deixou de ser capital do estado goiano, muitos investimentos deixaram de vir para a região e, consequentemente, houve uma redução drástica na economia do município. Através de dados estatísticos socioeconômicos e pelo uso do sensoriamento remoto, objetivou-se com este artigo avaliar a expansão urbana da Cidade de Goiás. Foram utilizadas imagens Landsat 5 e 7 obtidas em 15/05/1989 e 25/05/2007, as quais foram submetidas aos processos de NDVI e classificação. Os dados obtidos pelo processo de classificação demonstraram, para a área em estudo, uma redução de 4,4% de vegetação, um crescimento de 4,37% de uso alternativo do solo, e um ligeiro crescimento de 0,03% da área urbana, sendo que uma das áreas mais influenciadas pela expansão agropecuária e urbana foi a zona de amortecimento compreendida entre o parque e a região urbana. Analisando os dados socioeconômicos, notou-se também relativa estagnação dos mesmos, como, por exemplo, a população do município, que obteve decréscimo entre os anos de 1991 e 2010, passando de aproximadamente 27 mil habitantes para 25 mil. Pode-se concluir, neste estudo, que a área urbana praticamente não apresentou expansão, não sofrendo assim mudanças significativas no uso da terra do entorno da cidade.

Biografia do Autor

Danilo Cardoso Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Professor e Coordenador do Curso de Geografia do Campus de Itapuranga-Universidade Estadual de Goiás. Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Atuação em Geografia e Cartografia.

 

Fernando Silva Magalhães Filho, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Bacharel em Turismo pela UFOP.

 

João Guilherme Rassi Almeida, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Geotecnologia e construção civíl pela Universidade Federal de Goiás. Professor convidado da Pontícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO.

Downloads

Publicado

31/08/2014

Como Citar

Ferreira, D. C., Magalhães Filho, F. S., & Almeida, J. G. R. (2014). Análise espaço-temporal da expansão urbana no município de Goiás (GO) entre 1989 e 2007. Boletim Campineiro De Geografia, 4(2), 305–321. https://doi.org/10.54446/bcg.v4i2.120

Edição

Seção

Artigos