A reconquista do lugar como espaço de rebeldia e as alternativas emancipatórias

Autores

  • Regina Célia Bega dos Santos Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v3i1.106

Resumo

As recentes manifestações sociais nas principais cidades brasileiras suscitaram as discussões apresentadas neste artigo, já que estimularam os debates sobre questões relacionadas às dificuldades existentes no cotidiano urbano. Demonstraram como as latências existentes nas metrópoles e grandes cidades – lugares potencialmente revolucionários – podem transformar-se em movimentos populares que, quando conquistam as ruas, refuncionalizam-nas, devolvendo a esses espaços públicos uma de suas principais funções, que é a política. Demonstram, ainda, as contradições nas formas de apropriação do espaço urbano produzidas pelo uso hierárquico do território pelos poderes público e privado, como pelas ações produzidas com os relacionamentos horizontais entre os indivíduos que criam as possibilidades para o compartilhamento de ações transformadoras.

Biografia do Autor

Regina Célia Bega dos Santos, Unicamp

Graduada em Geografia, mestre e doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Professora aposentada do Departamento de Geografia e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Downloads

Publicado

30/04/2013

Como Citar

Bega dos Santos, R. C. (2013). A reconquista do lugar como espaço de rebeldia e as alternativas emancipatórias. Boletim Campineiro De Geografia, 3(1), 21–36. https://doi.org/10.54446/bcg.v3i1.106

Edição

Seção

Artigos