Reflexões para uma teoria da localização da economia popular nas metrópoles brasileiras

Autores

  • Marina Regitz Montenegro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v3i1.103

Resumo

O circuito inferior da economia urbana assume uma enorme dimensão nas metrópoles brasileiras, fazendo-se presente tanto em áreas centrais quanto em bairros periféricos. Buscamos, neste artigo, analisar os diferentes conteúdos do espaço que permitem e garantem a presença das atividades da economia popular nessas localizações em grandes cidades como São Paulo, Brasília, Fortaleza e Belém. Refletimos, assim, sobre como os conteúdos dessas localizações autorizam ou, ainda, convidam a certos usos do território. Nessa direção, buscamos contribuir com a construção de uma economia política da cidade que se propõe a entender como o meio construído se organiza face à produção e como os agentes encontram seu lugar no tecido urbano e na divisão do trabalho.

Biografia do Autor

Marina Regitz Montenegro, Universidade de São Paulo

Graduada em Geografia, mestre e doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou mestrado em Geografia na Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3, França). Atualmente é pós-doutoranda no Departamento de Geografia da USP.

Downloads

Publicado

30/04/2013

Como Citar

Montenegro, M. R. (2013). Reflexões para uma teoria da localização da economia popular nas metrópoles brasileiras. Boletim Campineiro De Geografia, 3(1), 37–54. https://doi.org/10.54446/bcg.v3i1.103

Edição

Seção

Artigos