Mobilização do Trabalho e o estudo da região

Autores

  • Carlos de Almeida Toledo Universidade Estadual de Campinas
  • Cassio Arruda Boechat USP

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v2i3.84

Resumo

O presente texto tem como objeto de estudo a região, entendida como forma diferenciada de reprodução das relações de produção em uma área determinada. É necessário, portanto, enfrentar a questão da diferenciação de áreas tendo em vista os elementos empiricamente significantes encontrados nas pesquisas realizadas. Além disso, se considerará a existência objetiva da região, que não é natural. Da tentativa do entendimento dessa objetividade pela pesquisa empírica do povoamento e da transformação humana da natureza efetuada de modo diferenciado por este, como procurou empreender Pierre Monbeig, buscaremos encontrar, para além deste autor, uma objetividade pautada na abstração real — isto é, na expressão de Marx, uma objetividade fantasmagórica.

 

Biografia do Autor

Carlos de Almeida Toledo, Universidade Estadual de Campinas

É graduado em Ciências Econômicas (1997), mestre (2001) e doutor (2008) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é docente do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atuando principalmente nos seguintes temas: território, região e Estado nacional, migrações, mobilidade do trabalho, crítica da Economia Política e imperialismo.

Cassio Arruda Boechat, USP

Mestre em Geografia Humana (2009) pela USP, é doutorando na mesma Universidade.

Downloads

Publicado

31/12/2012

Como Citar

Toledo, C. de A., & Boechat, C. A. (2012). Mobilização do Trabalho e o estudo da região. Boletim Campineiro De Geografia, 2(3), 448–464. https://doi.org/10.54446/bcg.v2i3.84

Edição

Seção

Artigos