Circulação, epistemologia e a construção de um ramo da ciência geográfica

Autores

  • Roberto França da Silva Junior UNILA

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v2i3.78

Resumo

Ao longo da história do pensamento geográfico, a noção de circulação — ou simplesmente a palavra “circulação” — compareceu, predominantemente, de modo acrítico. Com isso, o debate sobre circulação se empobreceu e a constituição de um importante ramo da ciência geográfica não se consolidou por terem sido negligenciadas discussões substanciais em torno do tema, e por não ter havido a valorização dos deslocamentos de mercadorias, pessoas, informações e ideias como elementos fundamentais no processo de produção do espaço geográfico. Diante dessa problemática, intentaremos apontar alguns elementos para a reflexão acerca de uma Geografia da Circulação, apontando os limites e possibilidades das abordagens existentes ao longo da história do pensamento geográfico.

Biografia do Autor

Roberto França da Silva Junior, UNILA

Doutor pela Unesp, professor da Universidade Federal da Integração Latino-Amerina (Unila) e professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro-PR.

Downloads

Publicado

31/12/2012

Como Citar

Silva Junior, R. F. da. (2012). Circulação, epistemologia e a construção de um ramo da ciência geográfica. Boletim Campineiro De Geografia, 2(3), 389–417. https://doi.org/10.54446/bcg.v2i3.78

Edição

Seção

Artigos