Logística postal e uso do território no sul da Bahia

Autores

  • Igor Venceslau Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v2i3.70

Resumo

Este artigo tem o objetivo de revelar as lógicas de uso do território pelos Correios no sul da Bahia. Para tanto, traz uma discussão sobre o espaço geográfico na atualidade e a importância da logística, para em seguida buscar na história postal brasileira e em dados atualizados indícios para considerar o correio não apenas como um serviço de comunicação, mas principalmente de logística postal. Fundamentada num sistema de conceitos elaborados por Milton Santos e sua escola, a pesquisa analisou dados sobre prazos, sistemas de movimento utilizados, caminhos percorridos pela carga postal e os serviços diferenciados, junto a órgãos oficiais da empresa. Os resultados apontaram para uma fragmentação do território e a imposição de temporalidades alheias ao lugar, bem como para as contradições da velocidade e da fluidez territorial na logística postal.

Biografia do Autor

Igor Venceslau, Universidade Estadual de Santa Cruz

Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC, 2011). Atualmente é aluno do curso de especialização em Ensino de Geografia (UESC). Tem interesse, principalmente, nos temas uso do território, globalização e logística postal.

Downloads

Publicado

31/12/2012

Como Citar

Venceslau, I. (2012). Logística postal e uso do território no sul da Bahia. Boletim Campineiro De Geografia, 2(3), 500–521. https://doi.org/10.54446/bcg.v2i3.70

Edição

Seção

Artigos