Desenvolvimento das condições gerais de produção e valorização imobiliária em São Paulo

Autores

  • Maíra Fernandes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v2i1.31

Resumo

Partindo do processo de produção do espaço urbano, buscou-se compreender uma das principais estratégias de reprodução do capital articulado com as atividades da construção civil e do setor imobiliário. Trata-se de setores produtivos que ao se apropriarem do valor criado pelas ações do Estado, por meio da implantação de infraestrutura urbana como forma de assegurar as condições gerais do modo de produção capitalista, encontram uma maneira de reprodução do capital, evidenciando o valor de troca e a valorização do solo urbano. Ressalta-se tal processo de ampliação do capital a partir da valorização imobiliária se apóia na produção da cidade baseada na propriedade privada da terra, bem como o desenvolvimento das bases materiais e imateriais necessárias ao ciclo de reprodução do capital. O valor gerado, caracterizado por sua maneira especulativa é incorporado por tais setores, evidenciando o processo de espoliação urbana.

Biografia do Autor

Maíra Fernandes, Universidade de São Paulo

Graduada em Geografia (2008) e mestranda em Arquitetura e Urbanismo (área de concentração Planejamento Urbano e Regional) pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

30/04/2012

Como Citar

Fernandes, M. (2012). Desenvolvimento das condições gerais de produção e valorização imobiliária em São Paulo. Boletim Campineiro De Geografia, 2(1), 160–178. https://doi.org/10.54446/bcg.v2i1.31

Edição

Seção

Artigos