Da Distância da Educação à Educação a Distância: ensaio crítico sobre uma nova geografia do ensino

Autores

  • Luis Guilherme Almeida Bandeira Menezes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v1i1.3

Resumo

O presente trabalho visa debater acerca de questões ligadas às novas formas de organização da educação, em geral, e do ensino de geografia, em particular. Por isso, o exercício de tentar compreender essa nova geografia da educação, ao analisar as possibilidades e limites de um projeto de ensino global. Nesse sentido este trabalho quer contribuir com o debate sobre o Ensino a Distância (EaD) buscando sua gênese histórica, refletindo sobre as suas reais implicações no processo de ensino-aprendizagem e revelando os novos papéis atribuídos aos professores. Pretendemos então apresentar um levantamento de dados referentes à criação do EaD e utilizar o exemplo do Estado do Rio de Janeiro para ratificar a importância dada a essa nova modalidade de ensino nos últimos anos, tanto na esfera pública quanto na privada. Dessa forma constatamos uma inserção precária de grupos sociais carentes, além da manutenção de uma estrutura escolar tradicional, com mudanças restritas às ações pedagógicas de produção do conhecimento.

Biografia do Autor

Luis Guilherme Almeida Bandeira Menezes, Universidade Federal Fluminense

Geógrafo pela UFF (Universidade Federal Fluminense), com especialização em Ensino de Geografia pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e mestrando em Geografia na UFF.

Downloads

Publicado

31/12/2011

Como Citar

Menezes, L. G. A. B. (2011). Da Distância da Educação à Educação a Distância: ensaio crítico sobre uma nova geografia do ensino. Boletim Campineiro De Geografia, 1(1), 47–62. https://doi.org/10.54446/bcg.v1i1.3

Edição

Seção

Artigos