ANÁLISE INTEGRADA DA PAISAGEM COMO SUPORTE À GESTÃO INTEGRADA DA ZONA COSTEIRA: ADAPTAÇÃO DE METODOLOGIA DA UNESCO À COSTA SEMIÁRIDA BRASILEIRA

Autores

  • MARCO TÚLIO MENDONÇA DINIZ
  • FÁBIO PERDIGÃO VASCONCELOS

Resumo

O texto que se segue visa apresentar uma forma de como a análise integrada da paisagem pode dar suporte ao processo de Gestão Integrada de Zonas Costeiras na costa semiárida brasileira. Realizamos uma adequação de propostas de autores clássicos e contemporâneos da Geografia a propostas atuais de manejo integrado do litoral elaboradas pela UNESCO.  Partimos do geral para o particular; como produto final aqui se apresenta um quadro das unidades geoambientais que serviram de base para a elaboração do zoneamento da zona costeira do Distrito de Jacaúna no Município de Aquiraz no Estado do Ceará. Os resultados obtidos são essenciais para a construção de um processo de gestão integrada da zona costeira e importante fonte de informação para os tomadores de decisãosobre o planejamento e a gestão sustentável da área em estudo.

Downloads

Publicado

2015-09-03

Como Citar

MENDONÇA DINIZ, M. T.; VASCONCELOS, F. P. ANÁLISE INTEGRADA DA PAISAGEM COMO SUPORTE À GESTÃO INTEGRADA DA ZONA COSTEIRA: ADAPTAÇÃO DE METODOLOGIA DA UNESCO À COSTA SEMIÁRIDA BRASILEIRA. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 35, p. 103–122, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/420. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)