A natureza da Geografia Física na Geografia

Autores

  • Dirce Maria Antunes Suertegaray Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • João Osvaldo Rodrigues Nunes

Resumo

Este texto discute a natureza e a produção da Geografia Física atual no âmbito da ciência geográfica, a partir do levantamento feito nos anais do XII ENG (Encontro Nacional de Geógrafos), Florianópolis, e do 8o EGAL (Encontro de Geógrafos da América latina), Chile. Toma-se como exemplo a Geomorfologia e procura-se analisar o conceito de tempo na interpretação do relevo, bem como as atuais transformações ocasionadas pela aceleração da tecnociência, indicando a influência desta nas mudanças de concepção de espaço e de tempo e, por conseqüência, a promoção de novas formas de análise em Geografia Física e em Geomorfologia.

Biografia do Autor

João Osvaldo Rodrigues Nunes

Geógrafo, doutorando em Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental pela Universidade Estadual Paulista – Presidente Prudente – SP.

Downloads

Publicado

2015-05-24

Como Citar

ANTUNES SUERTEGARAY, D. M.; RODRIGUES NUNES, J. O. A natureza da Geografia Física na Geografia. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 17, p. 11–24, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/337. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)