O DOM NACIONAL: DIÁLOGO EM TORNO DA IDENTIDADE NACIONAL

Autores

  • CLÁUDIO BENITO OLIVEIRA FERRAZ Prof. Dr. Depto Educação da FCT/UNESP e do PPGGeografia-UFGD. Coordenador do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas.
  • ROBINSON SANTOS PINHEIRO

Resumo

O presente artigo tem por finalidade compreender a formação da identidade nacional, via os seus símbolos materiais e imateriais, por intermédio das formas com que Machado de Assis expressou no romance Dom Casmurro. Intentamos trabalhar a questão das linguagens, averiguando em que medida os conceitos trabalhados dentro da ciência geográfica podem ser enriquecidos a partir do diálogo com a linguagem literária, entendendo a literatura enquanto um meio discursivo em que o autor utiliza-se para se expressar frente às alegrias, mazelas, não só pessoais, percebidas na vida, mas durante o ato de viver. A presente discussão intenta evidenciar as possibilidades de entendimento do real a partir da inter-relação entre a linguagem científica e a linguagem artística, as formas espaciais a partir das tramas narradas emDon Casmurro.

Biografia do Autor

ROBINSON SANTOS PINHEIRO

Mestrado em Geografia - da
Universidade Federal da
Grande Dourados - UFGD;
Bolsista CAPES. Membro do
Grupo de Pesquisa Linguagens
Geográficas.

Downloads

Publicado

2015-08-13

Como Citar

OLIVEIRA FERRAZ, C. B.; SANTOS PINHEIRO, R. O DOM NACIONAL: DIÁLOGO EM TORNO DA IDENTIDADE NACIONAL. Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 32, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/279. Acesso em: 29 mar. 2024.