MANUEL CORREIA DE ANDRADE, CORREINHA: (TERRA E) HOMEM DO NORDESTE
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2007.219Resumo
Manuel Correia de Andrade, incansavelmente, fez da vida o
trabalho em compreender “a terra e o homem no Nordeste”. Manuel Correia de Andrade, o Correinha dos trabalhadores rurais, mourejou pela vida, pela ciência, por mulheres e homens, em diálogo contínuo com a teoria e com as gentes do litoral, do agreste e do sertão, que “mourejam a terra”. Embalado pelo compromisso intelectual e social, Manuel Correia de Andrade fez-se terra, fez-se homem, fez-se corpo,fez-se espaço e fez-se tempo. Espaço(s) e tempo (s) de um Nordeste múltiplo, diverso, marcado por séculos de mando “controlado por uma oligarquia que procura trazer vantagens para ela própria”, mas que, por outro lado, em uma amálgama de terra e gentes do trabalho, protagoniza “a ação de movimentos como o MST, a Contag e a Pastoral
da Terra”, “fazendo renascer o slogan de Francisco Julião, de 1960, de que “a reforma agrária seria feita na lei ou na marra”! “Tudo no mundo”,em vinte e dois de junho de 2007, se fechou para os olhos de Manuel Correia de Andrade. Mas, como que por uma “geografia da alma”,seus olhos parecem nos olhar através de sua trajetória, de seus livros e centenas de artigos, de seus diálogos, de sua terra e por suas gentes.
De seu Nordeste que lutou para que fosse um lugar melhor, uma terra sem males.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.