A reinserção do lixo na sociedade do capital: uma contribuição ao entendimento do trabalho na catação e na reciclagem

Autores

  • Antonio Cezar Leal Professor dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP/ Presidente Prudente; Coordenador do Grupo de Pesquisa “Educação e Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos”; Representante da FCT/UNESP no Comitê de Bacias Hidrográficas do Pontal do Paranapanema.
  • Antonio Thomaz Júnior Professor dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP/ Presidente Prudente; Professor do Curso de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá; Pesquisador 2C do CNPq; Coordenador do Grupo de Pesquisa “Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT) , < www.prudente.unesp.br/ceget >; Coordenador do Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca Sindical “Florestan Fernandes” (CEMOSI).
  • Neri Alves Professor Assistente Doutor do Departamento de Física, Química e Biologia da FCT/ UNESP/Presidente Prudente.
  • Marcelino Andrade Gonçalves Doutorando em Geografia pelo Curso de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP/ Presidente Prudente, sob orientação do Professor Antonio Thomaz Júnior. Membro do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CeGET).
  • Eduardo Pizzolin Dibiezo Aluno do 40 ano do Curso de Graduação em Geografia da FCT/ Unesp/Presidente Prudente. Bolsista FAPESP/IC, sob orientação do professor Antonio Cezar Leal
  • Silvia Cantóia Aluna do 40 ano de Graduação em Geografia da FCT/ Unesp/Presidente Prudente Bolsista IC/PIBIC/CNPq, sob orientação do professor Antonio Cezar Leal.
  • Adriana Martins Gomes Assistente Social e Diretora do Departamento de Atenção à Família da Secretaria Municipal de Assistência Social de Presidente Prudente. Sara Maria M. P. S. Gonçalves
  • Sara Maria M. P. S. Gonçalves Assistente Social e Diretora do Departamento de Atenção à Família da Secretaria Municipal de Assistência Social de Presidente Prudente.
  • Valdir Estevão Rotta Encarregado dos serviços de coleta do lixo pela PRUDENCO

Resumo

Ao discutir os problemas relacionados à forma de apropriação (destruição) da natureza no capitalismo, nos propomos enfocar uma das facetas do metabolismo da sociedade do capital que se apresenta como um dos seus maiores problemas, qual seja, a produção de resíduos sólidos nas cidades e seu destino final. O que fazer com esses resíduos sólidos? Qual o destino final que devemos dar àquilo que a sociedade julga sem serventia alguma ou inservível? Junto a essas questões nos deparamos com a contraditória lógica da sociedade produtora de mercadorias e de descartáveis, uma organização social que estimula o consumo descontrolado e afirma a importância da preservação ambiental como maneira de preservar a sua existência. Neste contexto, o reaproveitamento dos resíduos sólidos, a reciclagem, aparece como uma das possibilidades de frear o avassalador processo de degradação ambiental. No entanto, o processo de reciclagem no Brasil ainda está fortemente assentado na exploração de uma força de trabalho que tem como única forma de sobrevivência a coleta e a comercialização dos resíduos sólidos nos centros urbanos e nos lixões ou locais de aterro controlado, onde os catadores trabalham em condições precárias. Assim, a maior parte da reciclagem de resíduos sólidos ainda não é, apesar dos esforços que vêm sendo realizados, resultado da conscientização e participação da sociedade na solução do problema.

Downloads

Publicado

2015-05-24

Como Citar

CEZAR LEAL, A.; THOMAZ JÚNIOR, A.; ALVES, N.; ANDRADE GONÇALVES, M.; PIZZOLIN DIBIEZO, E.; CANTÓIA, S.; MARTINS GOMES, A.; M. P. S. GONÇALVES, S. M.; ESTEVÃO ROTTA, V. A reinserção do lixo na sociedade do capital: uma contribuição ao entendimento do trabalho na catação e na reciclagem. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 19, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/165. Acesso em: 23 abr. 2024.