O interesse das empresas chinesas no Brasil

infraestrutura, commodities e mercado de terras na Região Matopiba

Autores

  • Débora Assumpção Lima USP/ Pós-doutora
  • Paloma Guitarrara Doutoranda Departamento de Geografia UNICAMP
  • Vicente Eudes Lemos Alves Departamento de Geografia UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v10i2.501

Resumo

A produção de commodities, especialmente soja, milho e algodão, segue a lógica do mercado internacional de alimentos. Nessa lógica, os produtos locais são suprimidos para dar lugar à produção agropecuária empresarial, na qual a diversidade da paisagem é substituída pelos tons monocromáticos dos monocultivos. Pretendemos neste artigo analisar os usos contraditórios da região do Matopiba. Nos últimos dez anos, essa região vem recebendo grandes investimentos, não só do governo, mas também do capital nacional e estrangeiro, sobretudo, chinês. Os principais investimentos são em terra, em produção de cadeias de commodities agrícolas e em infraestrutura. Também propomos investigar onde, no contexto regional, as empresas chinesas estão investindo, em especial, no mercado imobiliário e na produção da cadeia de commodities, além de como as políticas estatais facilitam esse tipo de desenvolvimento e de transformação do território.

Biografia do Autor

Paloma Guitarrara, Doutoranda Departamento de Geografia UNICAMP

Mestra e graduada (bacharelado e licenciatura) em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutoranda em Geografia pela mesma universidade.

Vicente Eudes Lemos Alves, Departamento de Geografia UNICAMP

Licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo (1994), mestre (2000) e doutor (2007) em Ciências (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor doutor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), função que ocupa desde agosto de 2010. Possui experiência nas áreas de ensino de Geografia, de estudos regionais, agrários e formação territorial brasileira.

Downloads

Publicado

31/12/2020

Como Citar

Lima, D. A., Guitarrara, P., & Lemos Alves, V. E. (2020). O interesse das empresas chinesas no Brasil: infraestrutura, commodities e mercado de terras na Região Matopiba. Boletim Campineiro De Geografia, 10(2), 373–393. https://doi.org/10.54446/bcg.v10i2.501

Edição

Seção

Artigos