Lógica das commodities, finanças e cafeicultura

Autores

  • Samuel Frederico Unesp/Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v3i1.91

Resumo

O artigo tem como objetivo principal substantivar a noção de lógica das commodities, entendida não apenas como uma invenção econômico-financeira, mas também como uma expressão político-geográfica. Para isso, parte-se da transformação do café de um produto exótico à principal commodity agrícola mundial no final do século XIX. Para depois, no atual período da globalização, analisar o controle exercido pelas empresas torrefadoras e tradings sobre a produção cafeeira e a volatilidade dos preços provocada pela crescente especulação financeira. Dessa forma, tenta-se demonstrar como os produtores locais estão submetidos a uma lógica externa que não podem prever e nem mesmo controlar.

Biografia do Autor

Samuel Frederico, Unesp/Rio Claro

Geógrafo e mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp — Campus Rio Claro), atuando principalmente nos temas circuito espacial produtivo, especialização produtiva regional e modernização e expansão agrícola no território brasileiro.

Downloads

Publicado

30/04/2013

Como Citar

Frederico, S. (2013). Lógica das commodities, finanças e cafeicultura. Boletim Campineiro De Geografia, 3(1), 97–116. https://doi.org/10.54446/bcg.v3i1.91

Edição

Seção

Artigos