Migração para Portal de Publicações da AGB, DOI e Qualis

04/02/2023

Em 2022, avançamos nos trabalhos para aprimorar nossa revista e iniciamos 2023 compartilhando um conjunto de novidades.

Uma das medidas fundamentais realizada no último período foi implementar o DOI, Identificador de Objeto Digital, um padrão de números e letras que identificam publicações e permitem um endereço único e integração com diversos serviços acadêmicos. Todos os artigos da revista, desde o início da publicação, estão com DOI implementado e funcionando.

Além disso, finalizamos 2022 migrando nossa revista para o Portal de Publicações da Associação dos Geógrafos Brasileiros, que também abriga revistas já tradicionais, como a Terra Livre e o Boletim Paulista de Geografia. Esse processo foi realizado por razões de segurança e manutenção, unindo esforços e a maturidade da plataforma nacional da entidade para o gerenciamento de todas as revistas. Na plataforma anterior, sofríamos com ataques automatizados de robôs que estavam desestabilizando o fluxo de trabalho da revista. Com a migração, compartilhamos a infraestrutura e possibilitamos intercâmbios técnicos das soluções das revistas da AGB. Além disso, cabe mencionar que não houve impacto sobre os links para os artigos, que seguem funcionando via redirecionamento e pelo DOI.

Por fim, recebemos uma terceira novidade positiva: a nova avaliação Qualis CAPES subiu a nota da revista para A3, correspondente ao período 2017-2020. O Qualis CAPES é um sistema usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos. O Boletim Campineiro de Geografia surgiu em 2011 e iniciou sua avaliação no ciclo anterior, de 2013-2016, como avaliação B3. Desde então, seguimos com um trabalho intenso para garantir publicações relevantes e de qualidade.

Aproveitamos para informar que durante o mês de fevereiro, as edições do volume 12 da revista (referentes a 2022) estarão no ar. A previsão para a publicação do v. 13, n. 1 (2023) é o final do primeiro semestre deste ano.