https://publicacoes.agb.org.br/territorioecidadania/issue/feedTerritório e Cidadania2025-01-22T22:08:59+00:00Akylla Cozer Chiabai Silva (Editor geral); Ana Paula Félix de Carvalho Silva (Editora Geral)revistaterritorioecidadania@gmail.comOpen Journal Systems<p>A revista Território e Cidadania é vinculada à Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), seção local de Vitória, Espírito Santo. Após um hiato de vinte e dois anos, a revista retoma suas atividades em 2024 em versão digital.<br /><br />A revista adota o sistema de publicação contínua com a abertura de um número por ano e recebe artigos variados e/ou propõe dossiês sobre temas específicos.<br /><br />A Território e Cidadania tem seções de artigos, entrevistas, notas de pesquisas, resenhas, traduções, comunicações e textos dos GTs (Grupos de Trabalhos) da entidade. Os temas publicados são ligados à Geografia mas também publicamos textos oriundos de outras áreas do saber que dialogam com a ciência geográfica, notadamente por meio da abordagem territorial e espacial. Nossa língua principal é o Português do Brasil.</p> <div class="yj6qo"> </div>https://publicacoes.agb.org.br/territorioecidadania/article/view/3653“O território entre o rio e a floresta”: contribuições sobre a educação do campo e o ensino de geografia na amazônia ribeirinha2024-10-29T15:34:43+00:00Rildo Alberto Pantojarildopantoja75@gmail.comMárcio de Oliveira profmarciooliveira@ufam.edu.brHeloisa da Silva Borgesheloborges@ufam.edu.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>O artigo tem como objetivo analisar as diferentes dimensões do território ribeirinho, tanto material quanto imaterial, e seu significado na educação do campo, visando o fortalecimento da identidade dos que vivem no campo. Para a coleta de dados, foi utilizada a pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa. O método de análise adotado foi o Materialismo Histórico Dialético. Os resultados indicam que, no contexto da educação do campo, essas dimensões territoriais têm um impacto profundo nos estudantes ribeirinhos, que enfrentam um dilema complexo ao tentar se integrar ao contexto social mais amplo por meio da educação formal. A contribuição deste texto reside na discussão sobre como a integração dos conhecimentos tradicionais com o currículo formal pode valorizar as experiências e saberes locais. Assim, a combinação dos saberes tradicionais com o ensino formal de geografia enriquece o aprendizado, fortalecendo a conexão dos alunos com seu ambiente e sua cultura.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Território ribeirinho. educação do campo. ensino de geografia.</p>2025-01-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Território e Cidadaniahttps://publicacoes.agb.org.br/territorioecidadania/article/view/3721Ainda Estou Aqui! Apontamentos para uma interpretação e análise do livro “Geografia, pequena história crítica” de Antônio Carlos Robert de Moraes. 1981 [2007]). Editora Anablume. São Paulo2025-01-13T20:31:36+00:00Luis Carlos Tosta dos Reislctosta.reis@gmail.comAkylla Cozer Chiabai Silvaakylla.ccs@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O presente texto visa desenvolver uma interpretação do perfil e análise do livro “</span><em><span style="font-weight: 400;">Geografia, Pequena História Crítica</span></em><span style="font-weight: 400;">”, destacando preliminarmente considerações sobre o perfil mais geral da publicação e, em seguida, realizando uma análise de sua estrutura. A segunda parte do texto constitui uma reprodução do conteúdo de cada capítulo do livro, propondo uma sistematização que, sugere-se, o livro permite desenvolver; enquanto a primeira parte encerra uma apreciação dotada de maior autonomia interpretativa em relação aos argumentos formulados pelo próprio autor. Desse modo, o primeiro item do texto busca contribuir no sentido de fornecer </span><em><span style="font-weight: 400;">uma</span></em> <em><span style="font-weight: 400;">interpretação</span></em><span style="font-weight: 400;"> do livro, apontando para um modo de pensar a relação entre a historiografia da disciplina e a discussão epistemológica; ao passo que o segundo item se concentra em </span><em><span style="font-weight: 400;">propor</span></em><span style="font-weight: 400;"> uma análise da estrutura formal do livro.</span></p>2025-01-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Território e Cidadania