https://publicacoes.agb.org.br/territorioecidadania/issue/feedTerritório e Cidadania2025-01-06T00:00:00+00:00Akylla Cozer Chiabai Silva (Editor geral); Ana Paula Félix de Carvalho Silva (Editora Geral)revistaterritorioecidadania@gmail.comOpen Journal Systems<p>A revista Território e Cidadania é vinculada à Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), seção local de Vitória, Espírito Santo. Após um hiato de vinte e dois anos, a revista retoma suas atividades em 2024 em versão digital.<br /><br />A revista adota o sistema de publicação contínua com a abertura de um número por ano e recebe artigos variados e/ou propõe dossiês sobre temas específicos.<br /><br />A Território e Cidadania tem seções de artigos, entrevistas, notas de pesquisas, resenhas, traduções, comunicações e textos dos GTs (Grupos de Trabalhos) da entidade. Os temas publicados são ligados à Geografia mas também publicamos textos oriundos de outras áreas do saber que dialogam com a ciência geográfica, notadamente por meio da abordagem territorial e espacial. Nossa língua principal é o Português do Brasil.</p> <div class="yj6qo"> </div>https://publicacoes.agb.org.br/territorioecidadania/article/view/3653“O território entre o rio e a floresta”: contribuições sobre a educação do campo e o ensino de geografia na amazônia ribeirinha2024-10-29T15:34:43+00:00Rildo Alberto Pantojarildopantoja75@gmail.comMárcio de Oliveira profmarciooliveira@ufam.edu.brHeloisa da Silva Borgesheloborges@ufam.edu.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>O artigo tem como objetivo analisar as diferentes dimensões do território ribeirinho, tanto material quanto imaterial, e seu significado na educação do campo, visando o fortalecimento da identidade dos que vivem no campo. Para a coleta de dados, foi utilizada a pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa. O método de análise adotado foi o Materialismo Histórico Dialético. Os resultados indicam que, no contexto da educação do campo, essas dimensões territoriais têm um impacto profundo nos estudantes ribeirinhos, que enfrentam um dilema complexo ao tentar se integrar ao contexto social mais amplo por meio da educação formal. A contribuição deste texto reside na discussão sobre como a integração dos conhecimentos tradicionais com o currículo formal pode valorizar as experiências e saberes locais. Assim, a combinação dos saberes tradicionais com o ensino formal de geografia enriquece o aprendizado, fortalecendo a conexão dos alunos com seu ambiente e sua cultura.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Território ribeirinho. educação do campo. ensino de geografia.</p>2025-01-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Território e Cidadania