Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.62516/terra_livre.2015.595Resumo
Este artigo busca contribuir com as discussões acerca da educação cartográfica, pensando o mapa como processo e prática. Ainda pouco debatida e apreciada nos estudos e trabalhos sobre o tema no país, esta abordagem entende que o mapa só se realiza quando as pessoas estão envolvidas com ele, portanto, um mapa nunca “é”, mas “se torna” um mapa através de práticas, experiências e conhecimentos. Considerando que no atual contexto a cartografia é cada vez mais emergente, múltipla e conectada, deslocar o olhar da imagem do mapa para focar as interações que se dão com ele parece ser um caminho bastante fértil para ampliar as possibilidades do ensino de geografia com mapas no mundo contemporâneo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-06-30
Como Citar
CANTO, T. S. do. Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 45, p. 13–30, 2017. DOI: 10.62516/terra_livre.2015.595. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/595. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista está licenciado sob uma licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Terra Livre pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Terra Livre.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Terra Livre está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Você é livre para:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazer qualquer coisa que a licença permita.