O Lugar na construção social: o Ponto de Cultura de Major Sales/RN

Autores

  • Jocivânia Fernandes Nascimento UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Fábio Rodrigo Fernandes Araújo UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Rosalvo Nobre Carneiro Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

O lugar pode ser compreendido como uma construção social, fundamentado nas relações espaciais diretas, no cotidiano e na articulação dialética entre o tradicional e o moderno, tendo em vista o contexto atual em que a fluidez e a simultaneidade caminham lada a lado e a informação é o elemento central, o lugar se apresenta não apenas como resistência mais também como forma de adaptação à ondem global. A globalização não implantou a homogeneização dos lugares, pelo contrário esta proporcionou a exaltação das suas singularidades. Partimos desta premissa para embasar nosso texto, ou seja, apreender o lugar como o palco dos acontecimentos da integração das ações e dos atores, dos grupos e das trocas não apenas materiais como imateriais sendo depositário final dos eventos, desta forma o lugar deixa de ser um mero espaço vivido e passa a ser uma construção socioespacial.  

Biografia do Autor

Jocivânia Fernandes Nascimento, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestranda em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Fábio Rodrigo Fernandes Araújo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestre em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Rosalvo Nobre Carneiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Geografia pela UFPE. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciencias Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2017-04-09

Como Citar

NASCIMENTO, J. F.; FERNANDES ARAÚJO, F. R.; CARNEIRO, R. N. O Lugar na construção social: o Ponto de Cultura de Major Sales/RN. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 43, p. 206–224, 2017. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/593. Acesso em: 19 abr. 2024.