A perspectiva dialética no uso dos recursos naturais e a abordagem territorial como elemento de interpretação de dinâmicas socioambientais

Autores

  • Luciano Zanetti Pessôa Candiotto

Resumo

O objetivo deste artigo é dialogar com a perspectiva dialética a respeito da relação natureza-sociedade, tendo como foco a utilização dos recursos naturais e dos ecossistemas pela sociedade. Neste sentido, procuramos apresentar algumas propostas de abordagem integrada desta relação, considerando, sobretudo, o trabalho de geógrafos, com destaque para a abordagem territorial como elemento de interpretação de dinâmicas socioambientais, em que as relações de poder são preponderantes. O debate se dá a partir de autores adeptos do materialismo histórico-dialético, que, mesmo priorizando a dimensão objetiva dos processos espaciais e territoriais, consideram também sua dimensão subjetiva. Outro aspecto destacado está na junção entre os conhecimentos científicos e outras formas de conhecimento, bem como na busca de uma análise comprometida com a participação popular, a autonomia e a cooperação.

Downloads

Publicado

2016-02-08

Como Citar

CANDIOTTO, L. Z. P. A perspectiva dialética no uso dos recursos naturais e a abordagem territorial como elemento de interpretação de dinâmicas socioambientais. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 41, p. 133–168, 2016. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/572. Acesso em: 19 jul. 2024.